fbpx

Seguro para Carro cobre enchente e alagamento?

Saiba se umas das principais causas de perda total para as seguradoras, o seguro para carro cobre enchente e alagamento?

Seguro para Carro cobre enchente e alagamento?

É comum no Brasil, na temporada de Verão, fortes chuvas ocorrem, e em cidades mais populosas, como em São Paulo. Com uma rede de esgoto precária, e com bueiros entupidos por conta da poluição, as ruas alagaram de água.

Um carro que passou por uma situação dessa pode ter seu motor comprometido, ou sua lataria, ou até mesmo seu interior, como carpete, bancos e todo o interior do veículo. Para estes eventos existe a opção de higienização do carro por parte da seguradora, algumas companhias oferecem este serviço.

Qual a diferença entre enchente e alagamento?

É muito comum ouvirmos estes dois termos, alagamento e enchente, serem utilizados como sinônimos quando veiculadas as notícias sobre o acúmulo de água em regiões urbanas. Frequentes nas grandes cidades do Brasil na temporada de verão.

Mas saiba que as duas palavras são fenômenos distintos, entenda qual a diferença dos dois:

Enchente

Se dá quando é atingido o limite máximo de um canal de drenagem de água, por conta da alta vazão de água que teve, neste fenômeno não ocorre o transbordo de água.

Alagamento

Já o alagamento é uma situação momentânea, acontece por conta do sistema de drenagem não conseguir suportar o alto nível de drenagem da água, uma deficiência do sistema.

Ou seja, na maioria das vezes que ouvimos os dois termos quando referidos ao acúmulo de áreas em regiões urbanas, em sua maioria das vezes é um alagamento.

Seguro para Carro cobre enchente e alagamento?
FONTE: Defesa Civil de São Bernardo do Campo/SP, 2011

Seguro automóvel cobre?

A primeira coisa que se pensa quando se vê um carro passando por um alagamento é: “O seguro irá cobrer?”. A resposta é SIM, porém se você tiver esta cobertura contratada na apólice de seu seguro. E que cobertura é esta? Para estar com o carro coberto caso passe por uma alagamento, você precisa possuir a cobertura de desastres naturais, ou também conhecida como eventos naturais.

Temos um artigo em nosso blog sobre essa cobertura, clique aqui para saber mais sobre ela.

Cotação Seguro Automóvel

Então, desde que contratada esta cobertura no seu seguro você irá possuir a cobertura, porém tem algumas ressalvas neste caso. Como qualquer evento de sinistro em um seguro, você nunca pode provocar ou aumentar as chances deste evento ocorrer. O que isso significa?

Vamos lá… no seguro automóvel a seguradora irá indenizar o segurado em casos que este não tenha provocado com intenção o acidente, seja uma colisão, um capotamento, um furto, ou até mesmo a travessia de um trecho alagado.

Ou seja, caso o segurado tenha ciência que possui uma zona de alagamento, e o nível de água está bem alto, e mesmo assim continue com o carro, você está provocando um sinistro, e se acontecer algo não terá direito a cobertura.

Agora, se por exemplo, você está parado em uma via, com muito trânsito, e o nível da água começar a subir, e você não tem como agir para sair dali, não teve culpa nenhuma, então a companhia irá indenizar normalmente.

Acontece também, por exemplo, se você deixar o carro estacionado e quando retornar o alagamento já está com nível de água alto e afetou o veículo, também é uma situação que você não provocou o risco, e poderá acionar a seguradora.

O que o seguro irá cobrir?

Caso o veículo tenha seus prejuízos constatados mais que 75% do valor do carro, ou seja, uma perda total, a companhia seguradora irá pagar o valor de 100% do veículo para o proprietário, de acordo com a apólice contratada.

Porém, se o custo para reparo do carro não chegar a ser considerado perda total, for um estrago menor, a seguradora também irá pagar. A indenização será do valor do prejuízo menos a franquia do carro, que está especificada em apólice.

Qual cobertura não irá cobrir?

Como descrito no artigo que explicamos a cobertura de eventos naturais, nem toda a apólice possui a cobertura para tais eventos. Logo, é muito importante ter um contrato de seguro que cobre você destes acontecimentos, então na contratação ou renovação de seu seguro pergunte ao seu agente de seguro se possui esta cobertura.

Apólices de seguro auto que cobrem somente danos a terceiros, por exemplo, não irão cobrir este evento. Nem mesmo apólices que foram contratadas apenas com cobertura de roubo e furto. Pois, nenhuma destas possui a cobertura de desastres naturais incluídas.

Quando contratado um seguro total para seu veículo, o que chamamos de cobertura compreensiva, esta cobertura de eventos naturais está inclusa.

Dicas para passar em alagamento

Nós já possuímos um artigo que dá 6 dicas para atravessar um alagamento, então vamos resumir aqui algumas das dicas mais importantes. Porém, é muito importante que após a leitura deste artigo você volte aqui, e clique neste link para ver mais detalhadamente as dicas.

1 – Atenção Redobrada – Mantenha uma distância maior sobre o veículo da frente.

2 – Avalie o trecho e a rota que irá passar – Veja os carros da frente passando, se possui buracos e galhos no caminho.

3 – Nível de água até o meio da roda – Se o nível estiver abaixo desta marca a travessia fica mais segura.

4 – Não entre com velocidade na área alagada – Quanto maior a velocidade, mais água sobe, logo, cria um grande risco de entrar água no motor.

5 – Mantenha a aceleração constante em primeira marcha – É importante manter nesta marcha pois se trata a marcha mais reduzida do carro, logo o veículo terá mais força.

6 – Não deixe o carro morrer – Tente evitar ao máximo que o carro morra, e se morrer não tente ligá-lo novamente, aguarde e solicite o resgate para remover o veículo.

Cotação Seguro Automóvel

Gostou do artigo Vale a pena colocar Álcool no carro? Compartilhe…

Continue lendo: Outros artigos relacionados

10 Carros clássicos que só foram vendidos no Brasil

Confira agora os 10 carros clássicos que só foram vendidos no Brasil, e em mais nenhum lugar do mundo foi comercializado.
Leia mais

Tipos de carros eletrificados – HEV, PHEV, BEV

Saiba qual é a diferença entre tipos de carros eletrificados - HEV, PHEV, BEV. O futuro dos veículos também possui motorizações diferentes
Leia mais

O que é um carro Off-Road?

Saiba o que é um carro Off-Road e suas principais diferenças para carros convecionais, e quais os principais carros off-road.
Leia mais