fbpx

O que é uma Apólice?

O que é?

A apólice é o documento da contratação do seguro, nele estão contidas todas as informações necessárias para a companhia, como seguradora contratada, bem segurado, coberturas e cláusulas, valores de prêmio e franquias.

Nela também contém a data da vigência do seguro, que nada mais é que a data para qual aquele bem está segurado naquela apólice. Também contém as principais vantagens que a companhia oferece para o segurado.

Neste documento estará além das condições do seguro, os deveres de cada parte, como por exemplo, o segurado (quem contrata a apólice) ter suas informações verdadeiras, e a seguradora realizar a indenização, caso ocorra um sinsitro, no prazo correto. Como outros deveres.

O que é uma Apólice?

História da Apólice

O primeiro contrato de seguro nos moldes atuais foi firmado em 1347, em Gênova, com a emissão da primeira apólice. Era um contrato de seguro de transporte marítimo. Daí pra frente, o seguro foi ainda mais impulsionado pelas Grandes Navegações do século XVI, pela Revolução Industrial e pelo desenvolvimento da teoria das probabilidades associada à estatística.

A atividade seguradora no Brasil teve início com a abertura dos portos ao comércio internacional, em 1808. A primeira sociedade de seguros a funcionar no país foi a “Companhia de Seguros BOA-FÉ”, em 24 de fevereiro daquele ano, que tinha por objetivo operar no seguro marítimo.

Principais informações que contém em uma apólice:

Dados da Apólice

Geralmente está é uma das primeiras informações que aparece nas apólices, pois é de extrema importância. Aparecerá nesta parte, o número da apólice, data que a apólice foi emitida, o número da proposta do seguro, a vigência do seguro (período de validade do contrato).

Também conterá na apólice a C.I. (Código Interno), nada mais é que um conjunto de números utilizado internamente pelas seguradoras e corretoras e transferências de apólices, tanto quando o segurado muda de seguradora, ou também quando altera o corretor de seguros.

Outro dado de extrema importância que irá aparecer é a classe de bônus, que trata de quanto de desconto o segurado irá ter, quanto maior o número melhor, porém só vai até 10.

Dados do Segurado

Nesta parte irá conter as principais informações de quem contratou a apólice, seja pessoa física ou pessoa jurídica. Então conterá CPF/CNPJ, Nome Completo/Razão Social, também conterá dados do endereço e também contato, como telefone, celular e e-mail.

Dados do Objeto Segurado

Nesta seção irá conter todas as informações relevantes sobre o risco que está sendo contratado o seguro. Se for uma apólice de seguro automóvel irá possuir as informações referente ao carro, como marca, modelo, ano de fabricação e modelo, placa e chassis do carro, código Tabela Fipe, entre outros.

Se o risco for uma empresa ou residência, irá conter as informações quanto a localização do endereço que está sendo segurado.

Corretor

Toda apólice precisa de um profissional de seguros credenciado pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), no caso o corretor de seguros. No documento vem descrito o nome da corretora e o número da SUSEP deste corretor.

Coberturas

Aqui talvez seja uma das partes mais importantes da apólice de seguro. Pois tanto o segurado como seguradora irão seguir o contrato conforme as coberturas contratadas. Então, a seguradora só indenizará em um sinistro se a devida cobertura foi contratada e o valor corresponde com a indenização.

Cada apólice terá seus valores para cada cobertura, é muito importante neste momento o segurado saber escolher bem cada cobertura e seu valor, por isso se faz necessário um bom corretor de seguros.

Nós da Neon Seguros sempre ajudamos o segurado a escolher as melhores coberturas para ficar tranquilo em um possível sinistro.

Valores

Cada cobertura possui um valor diferente que acarreta no valor total do seguro. A cobertura do casco do veículo tem um preço, a cobertura de danos materiais e corporais possuem outros valores, assim por diante.

Cada cláusula contratada também possui um valor diferente. Geralmente algumas cláusulas as seguradoras colocam como gratuitas.

A soma dos valores das coberturas e cláusulas resulta no prêmio líquido do seguro, que nada mais é do que o valor que a companhia receberá para a cobertura do bem segurado descrito na apólice.

Porém não é este o valor que o segurado paga, o seguro para o prêmio total, que nada mais é que o valor do prêmio líquido acrescido do imposto, o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) que no caso do seguro é de 7,38%.

Franquias

Na contratação do seguro os valores das franquias (o quanto o segurado terá de pagar caso ocorra algum dano) vêm descritos na apólice, um seguro para automóvel completo, possui a franquia de casco (que é o valor da participação obrigatória do segurado referente ao veículo inteiro), para brisa e vigia, faróis e lanternas, e retrovisores, cada um desses possuindo uma franquia diferente.

Questionário de Avaliação e Risco

No caso de seguro para automóveis, neste está descrito o perfil e uso do principal condutor do veículo, o principal condutor do veículo é considerado aquele que utiliza o veículo 85% do tempo, ou seja, 6 dias na semana.

É muito importante que todas as informações sejam realmente verídicas. Para que em um sinistro, caso a seguradora identifique algum erro não prejudicar na indenização.

Pagamento

Na apólice sempre aparecerá o valor do prêmio total do seguro, se o cliente parcelar o seguro e houver juros também aparecerá quanto foi de juros. E a forma de pagamento ficará evidente, se foi débito em conta, cartão de crédito, carnê, entre outras.

O valor do seguro nas apólices é tratado como Prêmio, são encontrados dois tipos de prêmios na apólice, o líquido e o total.

Prêmio líquido é a junção dos valores das coberturas e cláusulas, o quanto custa para o cliente pagar, pois é possível ver quando “custa” cada cobertura do seguro.

Prêmio total é o valor do prêmio líquido acrescido de imposto, o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), na maioria dos seguros, como seguro automóvel o IOF é de 7,38%.

Prêmio Líquido + IOF (7,38% ou 0,38%) = Prêmio Total

Porém para seguro de vida o IOF é de 0,38%. Este valor do imposto vai diretamente para o Estado.

Gostou do artigo O que é uma Apólice? Compartilhe…

Continue lendo: Outros artigos relacionados

Carro por Assinatura – Vale a pena?

Veja aqui com cálculos reais e mostrados se o modelo de carro por assinatura vale a pena para você ao invés de comprar um carro.
Leia mais

O que é uma Apólice?

O contrato de seguro que possui todas as informações é a apólice. Saiba o que é uma apólice, quais as principais informações contidas nela.
Leia mais

Como funciona seguro para carro financiado?

Milhões de veículos financiados são vendidos anualmente, sendo eles carros 0Km ou até mesmo usados. Saiba como funciona o seguro para carro financiado.
Leia mais