fbpx

Como contratar Seguro Automóvel – Todo o Processo

Para você que sempre quis saber como contratar seguro automóvel, como funciona todo o processo, clique aqui para saber tudo.

Como contratar Seguro Automóvel - Todo o Processo

Formulário (QAR)

Chamado de Questionário de Avaliação de Risco pelas seguradoras, é por este meio que o segurado irá preencher suas informações e de uso do carro para poder informar à seguradora todo o risco. Cada seguradora adota suas questões para poder precificar o risco conforme suas regras internas.

Este questionário que o segurado preenche geralmente é o da corretora que irá conter todas as questões que as seguradoras parceiras precisam para precificar o seguro. Neste o segurado deverá ser respondido sem omissões, para que em um sinistro a seguradora indenize corretamente.

Aqui, serão identificadas as necessidades do segurado, um bom agente de seguros consegue prever as melhores coberturas e condições para o segurado através destas questões.

Como o contrato de segurado é pautado pela boa-fé de ambas as partes, caso a seguradora perceba que o questionário foi respondido com questões omissas ou inexatidão, poderá cancelar o contrato, então é muito importante responder todas as perguntas com total verdade.

Cotação

Logo em seguida do preenchimento do Questionário de Avaliação de Risco vem as cotações que a corretora de seguros irá realizar para o segurado. As questões respondidas no passo anterior serão utilizadas agora.

É neste passo que o bom agente de seguros irá definir o plano ideal para o segurado, com as coberturas e condições que irão atender as necessidades do mesmo. É papel deste selecionar as melhores opções, entre as seguradoras e os preços destas.

Neste passo das cotações nas seguradoras é a primeira análise que será feita pela companhia, dividindo-se se aceita o risco ou não, e se aceita, quando irá custar para o segurado contratar as coberturas para estar protegido.

Assim que a primeira cotação for enviada ao segurado este junto ao seu agente de seguros poderá solicitar alterações sem nenhum problema, visto que o seguro tem que se adequar ao segurado. Podendo este, por exemplo, alterar a franquia, aumentar ou diminuir terceiros, aumentar a quilometragem do guincho, entre outras alterações possíveis.

Proposta

Assim que aceitar um melhor plano pelo segurado, seu agente de seguros irá preencher a proposta da seguradora com as informações necessárias para está analisar, pela segunda vez, se irá aceitar o risco ou não. Isso pois, não necessariamente a seguradora precificando o risco caracteriza que ela irá aceitar sua contratação, podendo ainda declinar neste passo.

Nesta etapa será inserida, por exemplo, a forma de pagamento, contatos do segurado (telefones e e-mail), forma que deseja receber a apólice, entre outras questões particulares de cada seguradora.

Algumas seguradoras, em alguns casos, poderão solicitar a vistoria do carro, esta análise poderá ser presencial, em algum posto fixo de vistoria conveniado da companhia, ou a própria seguradora fornece um prestador que irá até o carro para realizar esta análise.

Existem também casos em que a companhia irá solicitar a instalação do rastreador para poder aceitar o seguro, geralmente a própria seguradora irá fornecer o equipamento a instalação sem custo algum. Sendo que o segurado poderá levar o carro para instalar em um posto de instalação conveniado, ou como na vistoria, a companhia irá agendar para que um prestador vá até o carro realizar esta instalação do equipamento.

Apólice

A apólice é o documento que define a contratação do seguro, nele estão contidas todas as informações necessárias para a companhia, como seguradora contratada, bem segurado, coberturas e cláusulas, valores de prêmio e franquias.

Nela também contém a data da vigência do seguro, que nada mais é que a data para qual aquele bem está segurado naquela apólice. Também contém as principais vantagens que a companhia oferece para o segurado.

Neste documento estará além das condições do seguro, os deveres de cada parte, como por exemplo, o segurado (quem contrata a apólice) ter suas informações verdadeiras, e a seguradora realizar a indenização, caso ocorra um sinistro, no prazo correto. Como outros deveres.

Na apólice estarão inseridas todas as informações pertinentes ao contrato, como: dados da apólice, dados do segurado, dados do carro, informações do corretor, coberturas contratadas, cláusulas, valores de cada cobertura e cláusula, franquias (do carro e dos vidros, retrovisores, lanternas e faróis), também estará o Questionário de Avaliação de Risco da seguradora, conterá também as informações de pagamento.

Sinistro

Após emitida a apólice, caso ocorra algum sinistro com o segurado este irá entrar em contato com seu agente de seguros para poder acionar o chamado de sinistro junto à seguradora para reparar os danos causados.

O sinistro nada mais é que qualquer evento em que o bem que está segurado sofra um acidente ou prejuízo material, como: colisão, incêndio, roubo ou furto, alagamentos ou enchentes, danos aos vidros, lanternas e faróis. Os sinistros podem ser caracterizados como perda parcial ou perda total.

Existem 5 principais tipos de sinistro que você pode, infelizmente, enfrentar. São eles: colisão; roubo ou furto; incêndio; enchente ou alagamento e vidros, retrovisores ou faróis. Também existem casos de danos morais e acidentes a passageiros, porém são mais raros no cotidiano, porém geralmente são coberturas contratadas.

Como é um assunto bem grande e delicado, a equipe da Neon Seguros criou especialmente para você um eBook exclusivo sobre Sinistro no Seguro de Carro. Para ter acesso ao “Manual Completo do Sinistro Automóvel” clique no botão abaixo ou clique aqui para baixar o eBook que criamos especialmente para você.

Endosso

Depois de emitida a apólice de seguro, o segurado poderá alterar as informações fornecidas no Questionário de Avaliação de Risco ou também, se quiser, poderá alterar as coberturas contratadas. Então se, por exemplo, mudar o endereço do segurado, ou o principal condutor, poderá (e deve) ser alterado no seguro.

Se o segurado desejar aumentar, por exemplo, a cobertura contra terceiros, pois entende melhor sua importância, falando com seu agente de seguros poderá aumentar este limite de cobertura contratado.

Também existe o endosso que altera a forma de pagamento, então, se o segurado, por exemplo, trocou seu cartão de crédito, trocou de conta corrente, este poderá informar e os demais pagamentos do seguro serão atualizados para a nova forma de pagamento.

Caso o segurado deseje cancelar o contrato de seguro, este poderá, já que não possui nenhuma fidelidade, mesmo durante período de um ano, também não possui nenhuma multa. Então basta comunicar seu agente de seguros, para este realizar o endosso de cancelamento da apólice.

Renovação

Este último tópico é para os segurados que desejam renovar o contrato do seguro por mais um ano, para aqueles que entenderam que estão mais seguros quando sua apólice está vigente.

Para aqueles que contratam seu seguro através da Neon Seguros seu agente de seguros irá te notificar que o final do contrato está chegando, lembrando que é sempre avisado com antecedência.

Assim será enviado uma cotação com os novos valores para renovar o seguro, se o segurado desejar, claro. Este também poderá optar por realizar alguma alteração, como na cobertura, se preferir ampliar esta, por exemplo. Qualquer alteração poderá ser feita a pedido do segurado.

Cotação Seguro Automóvel

Gostou do artigo Como contratar Seguro Automóvel – Todo o Processo Compartilhe…

Continue lendo: Outros artigos relacionados

O que é a Cobertura Colisão?

Conheça o que é a cobertura de colisão para veículos dentro do seguro automóvel. Uma das coberturas mais importantes a ser contratada.
Leia mais

O que é uma Apólice?

O contrato de seguro que possui todas as informações é a apólice. Saiba o que é uma apólice, quais as principais informações contidas nela.
Leia mais

O que é a Cobertura contra Roubo e Furto?

Para muitas pessoas o seguro apenas contra roubo e furto é uma opção bastante interessante, visto que para alguns veículos e perfis o seguro completo (cobertura compreensiva) se torna uma opção bastante cara.
Leia mais