fbpx

Confira a história do Toyota Corolla

Confira a história do Toyota Corolla. O clássico carro japônes que há décadas é grande sucesso de vendas em todo o mundo, e até hoje.

Aqui você vai conferir uma breve história do Toyota Corolla com tudo que você precisa saber

Confira a história do Toyota Corolla

O Corolla possui 50.000.000 unidades vendidas acumuladas desde quando o carro foi lançado até 2021 e com seu sucesso de comercialização seus modelos vêm sendo melhorados a cada ano que passa.

Já deu para perceber que a Toyota não estava para brincadeira quando idealizou o Corolla?

Independentemente da sua resposta, você vai sair renovado daqui após ler esse artigo.

Vamos te mostrar uma breve história do Toyota Corolla apontando os pontos mais importantes, interessantes e curiosos dessa trajetória de mais de 50 anos do modelo.

Também haverá um bônus de 6 curiosidades sobre esse carro no final do texto.

Então, se eu fosse você eu embarcaria nessa aventura de descobertas sobre o “Coroa de Flores” (calma, já já você vai entender o porquê desse nome!).

Pontapé inicial

A Toyota “deu à luz” ao primeiro carro desta série em outubro de 1966, que recebeu nacionalidade japonesa (foi criado no Japão), mas acabou se tornando mais um habitante do mundo, já que, desde 1968 começou a ser exportado para os mais diversos cantos do planeta.

Ele foi idealizado para suprir as novas necessidades que o mercado japonês adquiriu na época.

Seus primeiros modelos eram especialmente de tração traseira, tendo os seus sucessores contrariando o que era a princípio, sendo de tração dianteira.

Significado do nome:

O nome dele vem do latim que significa “Coroa de Flores”, esses últimos então, significam felicidade e triunfo, sensações que os donos da Corolla e os clientes conhecem bem.

O começo de um enorme sucesso

O Corolla foi o carro mais vendido do mundo em 1974, com cerca de apenas 8 anos de lançamento, além de que, no ano de 1977 ele superou o Fusca, sendo a placa de identificação de carro mais vendida do mundo e de lá para cá, continua reinando no setor automotivo.

Corolla no Brasil

Esse automóvel começou a ser importado no Brasil em 1992, na versão LE, tendo um motor de 1,2 L,16 válvulas e 45 cavalos.

Foi fabricado em 1996 pela primeira vez no país na fábrica de Indaiatuba (São Paulo), na oitava geração, produzindo cerca de mais de 1,4 milhão de exemplares até hoje.

Confira a história do Toyota Corolla

Os exemplares feitos nesta fábrica são exportados para outros países da América Latina como: Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Colômbia.

No crash test **(em português “teste de batida”), um teste exigido por lei para as montadoras de carros verificarem o nível de segurança de um automóvel a Latin NCap (um dos programas que realiza esse teste), registrou 4 estrelas de 5 para o Corolla do Brasil.

Tudo pareceu muito triunfante até aqui, não é? Continue lendo para saber porque nem só de conquistas viveu a produtora do Corolla.

Sim, apesar do nome do carro (“Coroa de Flores”) nem tudo na sua história foram apenas flores, já que, em 2010 houve o maior recall da Toyota sendo feito no mundo todo.

O motivo disso? O tapete do Corolla é escorregadio, podendo ocasionar acidentes, no caso, fazer com que o motorista acelere ou freie imprevistamente.

Com isso, a Toyota chegou até a ter suas vendas proibidas no estado de Minas Gerais por determinação do Procon, a mando do Ministério Público.

As 12 gerações

Primeira geração

Confira a história do Toyota Corolla
1967 Toyota KE10 Corolla

Ocorreu no ano de nascimento do Toyota Corolla (1966) até 1970, possuindo como chefe de desenvolvimento do primeiro modelo, o japonês Tatsuo Hasegawa.

Tatsuo e a sua equipe queriam superar as expectativas com sua criação apostando em qualidade, possuindo no carro pioneiro 3,85 metros de comprimento e 2,28 de entre-eixos.

Podemos citar também, que o avanço da primeira geração do Corolla foi influenciada em boa parte pelo sucesso e aprendizado adquirido pela Toyota com o automóvel lançado anteriormente chamado Toyota Publica.

Segunda geração

Confira a história do Toyota Corolla

A segunda geração estreou em 1970 se mantendo até o ano de 1974, com isso, o Corolla veio com um corpo mais arredondado.

Já no ano de estreia dessa geração ele foi o segundo carro mais vendido do mundo.

Terceira geração

Confira a história do Toyota Corolla
1975 Toyota KE30 Corolla

Surgiu em 1974 a terceira geração do “Coroa de Flores” se estendendo a 1979, dessa vez os modelos novatos até então, ficaram com peso e porte maiores.

Quarta geração

Confira a história do Toyota Corolla

De 1979 a 1983 a quarta geração esteve presente, além disso, ela não só esteve presente como nos presenteou com um design renovado do carro, ganhando uma borda quadrada.

Quinta geração

Confira a história do Toyota Corolla

Entre 1983 a 1987 a quinta geração foi destaque sendo a primeira geração que veio com tração dianteira.

Sexta geração

Confira a história do Toyota Corolla

“Dando as caras” entre 1987 a 1991 a quarta geração do Corolla trouxe com ela um modelo mais refinado do que os outros mais antigos.

Sétima geração

Confira a história do Toyota Corolla

O Corolla foi reformulado nessa época com a intenção de ser maior, obter mais peso e possuir a forma aerodinâmica completamente arredondada.

Tendo o “ar da graça” da sétima geração ocorrendo entre meados de 1991 a 1995.

Oitava geração

Confira a história do Toyota Corolla

Os anos que abrangeram a oitava geração foram 1995 a 2000.

Vindo com um design ligeiramente alterado em todas as partes possíveis (e inimagináveis), o catálogo de modelos mudou a partir daqui, já que a Toyota notou que com mais opções de estilos distintos as vendas poderiam aumentar, atraindo mais clientes.

Nona geração

Confira a história do Toyota Corolla

Esses foram os anos da nona geração: 2000 a 2007.

Ousadia e tecnologia foram os novos atributos dessa geração, porque seus equipamentos estavam mais bem equipados.

Obteve um enorme sucesso entre o público do país do futebol (e também muito entusiasta com o mundo dos automóveis, claro).

Décima geração

Confira a história do Toyota Corolla

Foi introduzida em 2006 se alongando até 2013, mudanças foram feitas tornando o Toyota Corolla mais seguro e sendo vendido pela décima geração em dois modelos, elaborados para cumprir as regulamentações do governo japonês.

Décima primeira geração

Confira a história do Toyota Corolla

Vendida de 2012 a 2019, essa atualização foi mais estética do que mecânica.

Décima segunda geração

Confira a história do Toyota Corolla

De 2018 até o momento, a décima geração está disponível em três modelos diferentes: sedã, hatchback e perua.

O sucesso atualmente

Com o sucesso da marca, a Toyota expandiu seu mercado de produção.

Para você ter uma noção, em tempos não tão distantes assim (2017 para mais precisão) os modelos e versões do Corolla eram fabricados em 11 países, sendo eles: Japão, Brasil, Canadá, China, Paquistão, África do Sul, Taiwan, Tailândia, Turquia, Reino Unido e os Estados Unidos.

Porém, anteriormente o Corolla era produzido em outras 7 nacionalidades: Austrália, Índia, Indonésia, Malásia, Nova Zelândia, Filipinas e Vietnã.

Também, foi o primeiro carro a introduzir luzes de inversão brancas que hoje todos os carros usam e além disso tudo, ele continua sendo um dos modelos de carros mais vendidos em todo o mundo, altamente rentável.

O Toyota também atualmente é líder de vendas entre os sedãs médios no mercado do Brasil com 5 versões, três delas possuindo o padronizado motor térmico 2.0 de 177 cavalos, juntamente com duas híbridas com motor flex 1.8 de 101 cavalos, recebendo ajuda de dois elétricos de 72 cavalos.

“Por que o Toyota Corolla vende tanto?””

  • O Corolla é muito comercializado por ser também muito produzido, tanto que, a Toyota em 1980 produziu diariamente em média 2.364 unidades, batendo um recorde.
  • A inovação ocorre frequentemente nas gerações do Corolla, não é à toa que o modelo de carro tem 12 gerações.
  • O Corolla é fabricado há mais de 5 décadas, transmitindo confiabilidade nas pessoas. Ao longo desse tempo a Toyota construiu uma boa reputação com o público, transmitindo ao mercado em geral, uma sensação de segurança com a marca (e com o Corolla).
  • Além de ele possuir alta tecnologia aliada a um design simples, prático e direto, sem muitas frescuras.

Bônus: 6 curiosidades sobre o Toyota Corolla

1- Com 16 anos e 4 meses do lançamento do Corolla, a montadora japonesa vendeu 10 milhões de “Corollas”.

2 – Ele superou o cargo de veículo mais vendido de todos os tempos que antes era do Fusca.

3 – O Corolla já foi estrela na música, ganhando ênfase em canções como “Novo Corolla” de MC Hariel, “Passei de Corolla”, MC Charada, “Menor de Corolla” de MC Rodolfinho e “Corolla” do cantor Dalsin.

4 – O ator Brad Pitt foi o garoto propaganda do Toyota Corolla da nona geração, o modelo do carro ficou até conhecido com essa associação.

5 – A fabricante do carro foi homenageada com uma cidade com seu nome no Japão.

Você deve estar se perguntando “como assim?” Mas o que aconteceu foi que a cidade, que até então se chamava “Korona” decidiu fazer um tributo ao negócio mais bem-sucedido do país.

6 – Outra curiosidade sobre a produtora do Corolla, é que em 2013, a Toyota foi a primeira empresa automobilística a fabricar em um ano mais de 10 milhões de carros.

Conclusão

Essa foi a nossa breve história sobre o Toyota Corolla, entre sucesso e renovação constante esse automóvel parece nunca decepcionar.

Espero que você tenha saído renovado após ler, entendendo que quando a Toyota lançou o Corolla para o mundo, ela definitivamente não estava para brincadeira.

Por isso, os resultados se mantêm bons desde o pontapé inicial de sua criação.

Tentamos trazer um artigo o mais completo possível para você, então, se ele foi útil ou te ajudou, por favor, não se esqueça de compartilhar!

Gratidão por ler!

Cotação Seguro Automóvel

Gostou do artigo Confira a história do Toyota Corolla Compartilhe…

Continue lendo: Outros artigos relacionados

O que é a Cobertura contra Terceiros?

Saiba do que se trata e quanto utilizar uma das coberturas mais importantes para seguro automóvel.
Leia mais

O que é a Cobertura Colisão?

Conheça o que é a cobertura de colisão para veículos dentro do seguro automóvel. Uma das coberturas mais importantes a ser contratada.
Leia mais

Como funciona seguro para carro financiado?

Milhões de veículos financiados são vendidos anualmente, sendo eles carros 0Km ou até mesmo usados. Saiba como funciona o seguro para carro financiado.
Leia mais