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Breve história da Troller

Conheça a história da Troller, a montadora brasileira pioneira na fabricação de veículos off-road. Do interior do Ceará a venda para a Ford.

Seguro para Troller em Guarulhos

Fundador

A história da Troller se inicia no ano de 1994, no Ceará, Rogério Farias fundou a empresa Troller. Mas, logo dois anos depois, a marca foi comprada por Mário Araripe, quem realmente investiu no crescimento da empresa. O segundo é tido hoje como fundador da montadora, apesar de ter adquirido-a dois anos após sua criação.

Natural de Crato, Ceará, Mário Araújo Alencar Araripe é um engenheiro e empresário e fundador da Casa dos Ventos, maior responsável pela geração de energia eólica em território nacional.

Hoje, graças ao investimento em energias renováveis, a fortuna de Araripe passa dos 1.3 bilhões de dólares.

Seguro para Troller em Osasco
Imagem : Reprodução / evwindy.com

Início da Marca

A história da Troller tem o começo da montadora que visava criar carros para rally e, a partir da aquisição por parte de Mário Araripe, o investimento na linha de montagem se intensificou. 

Rebatizada em 1997 por Troller Veículos Especiais S.A., a montadora nacional se destacou pelos carros robustos e próprios para trilhas e rallys.

Seguro para Troller em Mogi das Cruzes
Imagem: Reprodução / Flickr

Origem do Nome e Logo

O nome Troller deriva da criatura norueguesa Troll, um personagem fictício que habita florestas e montanhas escandinavas. As analogias entre o ser mágico e o carro brasileiro estão na valentia, agressividade, defesa do seu hábitat e bom trânsito em terrenos árduos.

Seguro para Troller em Santo André
Imagem: Reprodução / Pinterest

Não existem explicações concretas sobre a origem do logo e o porquê do “T” ser repartido ao meio e suas partes estarem em desnível.

Seguro para Troller em São Caetano

Primeiro Modelo

Em 1997, iniciou a produção do Troller RF Sport, com motor VolksWagen AP 1.8, à gasolina. Com singelas alterações até o dia de hoje, o modelo segue em produção.

Seguro para Troller em Guarulhos
Imagem: Reprodução / buscaacelerada.com

Produção no Brasil

A fabricação dos carros da Troller ainda acontece em Horizonte, no Ceará, em um distrito industrial da empresa. Lá operam os departamentos de Design, Engenharia, Produção e Recursos Humanos. 

Já as divisões de Marketing, Comercial, Pós-Venda e Suprimentos estão sediadas em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, São Paulo.

Seguro para Troller em São Bernardo do Campo
Imagem: Divulgação / Troller

Compra pela Ford

Em 4 de janeiro de 2007, a única montadora de carros genuinamente brasileira foi adquirida pela Ford Motor Company, grupo que agrega Ford, Lincoln e Mercury.

A venda da companhia nacional para os estadunidenses se deu durante uma audiência com o então presidente da república Luiz Inácio “Lula” da Silva.

A compra da gigante norte americana visava abraçar o nicho que a Troller havia estabelecido até 2006 e, então, ganhar força nas ruas brasileiras. Apesar das vendas da Troller terem aumentado em 40% depois da aquisição, o resultado ainda deixava a desejar. Mas a principal motivação da compra foi a isenção fiscal que a gigante automobilística teria para produzir os seus carros então. Com isso, bilhões de reais anuais gerados a partir de carros com menos encargos ficariam para a Ford. Foi uma jogada inteligente e que beneficiou Ford e Troller.

Unidades Vendidas

De acordo com dados da própria montadora, desde 2002 até 2017, já foram emplacados 17.581 Trollers no Brasil.

2006 foi o ano com menor número de vendas, 694, e 2015 foi o auge da produção da marca, 2019 carros vendidos.

O modelo com o Motor NGD 3.0 foi, disparado, o mais comercializado, resultando em mais de 7 mil unidades.

Seguro para T4 em Diadema
Imagem: Divulgação / Troller

Mundo Esportivo

Uma das principais competições de rally em solo brasileiro é a Copa Troller. Organizada pela marca que carrega seu nome, a prova é única e abraça emoção, competição e diversão. A corrida é guiada por uma planilha entregue pela organização e tem diferentes categorias. 

A marca também faz bonito no famoso Rally dos Sertões e costuma ocupar as primeiras posições na prova, inclusive, tendo as vencido por mais de uma vez.

No rally mais famoso do mundo, Paris-Dakar, em 2000, a Troller ocupou a quarta posição logo em sua estréia.

Seguro para T4 em Taubaté
Imagem: Divulgação / Troller

Curiosidade

Antes da aquisição de Mário Araripe, em 1997, a marca chamava Troler, com apenas um L. O segundo L foi adicionado a fim de “inglesar” o nome.

janeiro 1, 2019

RF Sport

Com motor 1.8, à gasolina, e 110 cavalos, o modelo embrionário da Troller era pensado para rallys e dunas nordestinas.

janeiro 1, 2019
janeiro 1, 2019

RF

O sucessor do RF SPORT tinha motor 2.0, à gasolina, e 114 cavalos. Com melhorias mecânicas, esse modelo seria último antes da dinastia T4.

janeiro 1, 2019
janeiro 1, 2019

T4

O início da duradoura e bem sucedida produção de Troller T4 começou com motor 2.8, a diesel, e 132 cavalos.

janeiro 1, 2019
janeiro 1, 2019

T4
Seguro para Troller em Guarulhos

O último T4 “pré Ford” recebeu generosas melhorias em seu motor 3.0, a diesel, e 163 cavalos. Esse foi o modelo que atingiu recorde de vendas e foi responsável por criar o nicho que cresceu os olhos da montadora estadunidense.

janeiro 1, 2019
janeiro 1, 2019

Pantanal
Seguro para Troller em Guarulhos

Um modelo que fez pouco sucesso e, por isso, foi pouco vendido, a picape pantanal ia na contramão das picapes luxuosas e visava manter o ar robusto da Troller. Depois de um recall por problemas no chassi, o modelo foi descontinuado. Todas as pouco mais de 100 unidades vendidas foram recompradas.

janeiro 1, 2019
janeiro 1, 2019

T4
Seguro para Troller em São Paulo

Após a aquisição pela Ford, esse foi o primeiro T4 lançado pela Ford. E trouxe muitas melhorias dos americanos. Com um  motor diesel 3.0 de 163 cavalos, tração 4×4 com diferencial traseiro autoblocante e freio a disco nas quatro rodas, essa versão apresenta cerca de 500 melhorias em relação ao carro do ano anterior.

janeiro 1, 2019
janeiro 1, 2019

T4 Desert Storm
Seguro para Troller em Guarulhos

Uma edição (muito) especial, limitada e que vinha na cor Bege Atacama Fosco, além de ostentar capota rígida e removível.

janeiro 1, 2019
janeiro 1, 2019

T4
Seguro para Troller em São Paulo

Motor TGV 3.2, a diesel, com 165 cavalos. Essa versão também apresentou snorkel de série em todos os modelos e os mais recentes com para-choque cinza.

janeiro 1, 2019
janeiro 1, 2019

T4
Seguro para Troller em Guarulhos

Motor 3.2, a diesel, com 200 cavalos. O modelo mais recente da marca foi reestilizado por fora, ganhou ar-condicionado digital, câmbio de 6 marchas e motor de 5 cilindros.

janeiro 1, 2019
janeiro 1, 2019

T4
Seguro para Troller em Guarulhos

Pela primeira vez, o carro recebe câmbio automático. Acompanhado desta melhora, o modelo mais recente ainda tem motor 3.2, movido a diesel, com 200 cavalos.

janeiro 1, 2019
janeiro 1, 2019

TX4
Seguro para Troller em São Paulo

O recém saído do forno Troller TX4 traz consigo uma enormidade de melhorias, ainda que a comparação seja com o T4 do mesmo ano. Com bloqueio de diferencial, transmissão automática, Snorkel, para-choques em aço, faróis Hellas, além das 3 opções bicolores. Azul com marrom, verde ou prata.

janeiro 1, 2019

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