Conheça a história da Troller, a montadora brasileira pioneira na fabricação de veículos off-road. Do interior do Ceará a venda para a Ford.

Fundador
A história da Troller se inicia no ano de 1994, no Ceará, Rogério Farias fundou a empresa Troller. Mas, logo dois anos depois, a marca foi comprada por Mário Araripe, quem realmente investiu no crescimento da empresa. O segundo é tido hoje como fundador da montadora, apesar de ter adquirido-a dois anos após sua criação.
Natural de Crato, Ceará, Mário Araújo Alencar Araripe é um engenheiro e empresário e fundador da Casa dos Ventos, maior responsável pela geração de energia eólica em território nacional.
Hoje, graças ao investimento em energias renováveis, a fortuna de Araripe passa dos 1.3 bilhões de dólares.

Início da Marca
A história da Troller tem o começo da montadora que visava criar carros para rally e, a partir da aquisição por parte de Mário Araripe, o investimento na linha de montagem se intensificou.
Rebatizada em 1997 por Troller Veículos Especiais S.A., a montadora nacional se destacou pelos carros robustos e próprios para trilhas e rallys.

Origem do Nome e Logo
O nome Troller deriva da criatura norueguesa Troll, um personagem fictício que habita florestas e montanhas escandinavas. As analogias entre o ser mágico e o carro brasileiro estão na valentia, agressividade, defesa do seu hábitat e bom trânsito em terrenos árduos.

Não existem explicações concretas sobre a origem do logo e o porquê do “T” ser repartido ao meio e suas partes estarem em desnível.

Produção no Brasil
A fabricação dos carros da Troller ainda acontece em Horizonte, no Ceará, em um distrito industrial da empresa. Lá operam os departamentos de Design, Engenharia, Produção e Recursos Humanos.
Já as divisões de Marketing, Comercial, Pós-Venda e Suprimentos estão sediadas em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, São Paulo.

Compra pela Ford
Em 4 de janeiro de 2007, a única montadora de carros genuinamente brasileira foi adquirida pela Ford Motor Company, grupo que agrega Ford, Lincoln e Mercury.
A venda da companhia nacional para os estadunidenses se deu durante uma audiência com o então presidente da república Luiz Inácio “Lula” da Silva.
A compra da gigante norte americana visava abraçar o nicho que a Troller havia estabelecido até 2006 e, então, ganhar força nas ruas brasileiras. Apesar das vendas da Troller terem aumentado em 40% depois da aquisição, o resultado ainda deixava a desejar. Mas a principal motivação da compra foi a isenção fiscal que a gigante automobilística teria para produzir os seus carros então. Com isso, bilhões de reais anuais gerados a partir de carros com menos encargos ficariam para a Ford. Foi uma jogada inteligente e que beneficiou Ford e Troller.
Unidades Vendidas
De acordo com dados da própria montadora, desde 2002 até 2017, já foram emplacados 17.581 Trollers no Brasil.
2006 foi o ano com menor número de vendas, 694, e 2015 foi o auge da produção da marca, 2019 carros vendidos.
O modelo com o Motor NGD 3.0 foi, disparado, o mais comercializado, resultando em mais de 7 mil unidades.

Mundo Esportivo
Uma das principais competições de rally em solo brasileiro é a Copa Troller. Organizada pela marca que carrega seu nome, a prova é única e abraça emoção, competição e diversão. A corrida é guiada por uma planilha entregue pela organização e tem diferentes categorias.
A marca também faz bonito no famoso Rally dos Sertões e costuma ocupar as primeiras posições na prova, inclusive, tendo as vencido por mais de uma vez.
No rally mais famoso do mundo, Paris-Dakar, em 2000, a Troller ocupou a quarta posição logo em sua estréia.

Curiosidade
Antes da aquisição de Mário Araripe, em 1997, a marca chamava Troler, com apenas um L. O segundo L foi adicionado a fim de “inglesar” o nome.