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O que é um Cilindro de motor?

Descubra um dos principais componentes do carro que faz ele se locomover, o cilindro de motor.

O que é?

O cilindro de motor é a parte onde o pistão se desloca para cima e para baixa, assim promovendo a queima dos gases. Como o próprio nome diz, tem seu formato aproximadamente cilíndrico, porém, não é um cilíndrico.

O que é um Cilindro?

A potência do motor depende da quantidade de mistura que ocorre dentro do cilindro, logo, quanto maiores os cilindros, maior será a potência que este motor desenvolverá. Porém, como toda regra tem sua exceção, está não fica de fora, os motores equipados com um turbocompressor ou supercompressor, mais conhecido como turbo, possuem uma mistura ar/combustível maior.

A mistura que ocorre dentro de cada cilindro é a junção entre o ar, o combustível, e a faísca, o que faz movimentar os pistões para cima e para baixo. Quantos destes são movimentados, a biela que está conectada a eles, faz movimentar o virabrequim, que receberá toda a força produzida pelos pistões.

No topo do cilindro estão as válvulas de admissão e escape, sendo a primeira responsável por admitir a mistura ar/combustível dentro do cilindro, já a segunda, como o próprio nome diz, tem o objetivo de eliminar os gases que não serão utilizados na mistura para fora da câmara de combustão.

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Onde encontrar?

Todos motores a combustão possuem ao menos um cilindro, desde uma motosserra com apenas um único cilindro, até um grande avião com vários cilindros.

Do que é feito?

O cilindro encontrado dentro dos motores é fabricado com um metal especial, capaz de aguentar altas temperaturas por um longo período de tempo

Quais as disposições dos cilindros nos motores? 

Motor em V – Mais compacto. 

Estes motores são mais compactos que os famosos motores em linha, assim, permitindo um melhor design e aerodinâmica para o veículo, também chegam a ser mais robustos e potentes que os convencionais.

Motor em V

O mais comum é vermos motores em V com 6 ou 8 cilindros atualmente, sendo, respectivamente, 3 ou 4 cilindros para cada lado. Ainda há também, pouco mais raro, motores V10 e V12, já até chegaram a serem produzidos veículos, antigamente, V4 e V16, porém atualmente não é mais fabricado desta maneira.

Exemplos de alguns veículos com motor em V: Jeep Wrangler, Amarok, Audi Q8, Porsche Cayenne, Ford Mustang e Audi A6 Avant.

Motor em W – Comporta maior quantidade de cilindros.

Este tipo de disposição de cilindros para um motor é o que consegue alinhar o maior número de cilindros, chegando até 16 cilindros em um único motor. Seu funcionamento nada mais é que a combinação de motores em V lado-a-lado.

Motor em W

Um dos carros mais rápidos da atualidade, o Bugatti Veyron, é equipado com um motor deste tipo, um W16.

Exemplos de alguns veículos com motor em W: Bentley Bentayga, Audi A8, Volkswagen Phaeton, Audi Q7.

Motor Boxer – Menos vibrações

Este tipo de motor possui os cilindros opostos horizontalmente, todos paralelos ao solo. Deixando o centro de gravidade baixo, assim causando pouca vibração e possuindo um tamanho reduzido, em comparação com outros.

Motor Boxer

Seu nome é uma analogia a uma das lutas mais famosas do mundo, o Box, pois dizem que o movimento que os pistões fazem lembram de dois lutadores sem boxeando.

Esse tipo de motor ganhou bastante fama por conta do uso que fez de duas montadoras, a Subaru e a Porsche.

Exemplos de algumas marcas que utilizaram o motor em Boxter:

Volkswagen – Fusca, Brasília, Kombi, Gol, Variant.

Porsche – Boxster, Cayman, 911.

Subaru – Impreza, Legacy.

Gurgel – BR-800, Supermini.

Motor em Linha – Mais barato

Este tipo de motor não é possível ver com muitos cilindros, geralmente 4, por conta de seu tamanho. Seus cilindros são dispostos em uma única fileira, geralmente chegam a no máximo 6 cilindros na fileira.

Motor em Linha

O mais comum é utilizar 4 cilindros neste tipo de disposição.

Exemplos de alguns veículos com motor em linha: Fiat Mobi, Chevrolet Onix, Mercedes CLA45, A45.

Refrigeração

Como dentro do cilindro ocorre a explosão dos gases, formado pela mistura ar/combustível, com o tempo deles funcionando, acabam atingindo temperaturas elevadas, geralmente chegando até 300º Celsius. Um bom sistema de arrefecimento é essencial para um bom funcionamento do motor, por isso, existe um líquido para arrefecimento responsável por manter a temperatura dos cilindros dentro do previsto.

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