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O que é o freio ABS?

Muitas pessoas sabem que possuir o ABS em seu veículo é importante para a segurança, mas muitas vezes não sabem o funcionamento do sistema. Vamos explicar por este artigo tudo sobre o freio ABS.

O que é o freio ABS?

O que é?

O ABS é a sigla de “Antilock Braking System”, traduzindo para o português, temos, Sistema de Freios Travamento. Nada mais é que um sistema eletrônico que trabalha junto com os freios do veículo com o objetivo de não travar por completo as rodas do carro em uma situação de frenagem brusca.

Com o auxílio de sensores nas rodas do veículo, o ABS monitora a velocidade do carro e das rodas, caso o sistema detecte que ocorreu uma frenagem brusca e irá travar as rodas por completo. O sistema irá trabalhar ao contrário, para não deixar que as rodas travem e o carro condutor perca o controle do veículo. Assim, evitando o descontrole do carro, permitindo que o motorista consiga ainda contornar obstáculos, mesmo freando bruscamente.

Quando é acionado?

No momento em que o motorista realiza a frenagem, rapidamente o sistema é acionado eletronicamente por meio dos sensores, assim, o freio aplicará pressão e soltará continuamente, pinçando o disco ou o tambor. O ABS só será acionado se o freio for acionado com força, assim, o sistema irá trabalhar para que as rodas não travem.

Quais as vantagens?

Com o acionamento do sistema é possível que o motorista não perca o controle do carro, assim, consegue ainda desviar de obstáculos com o veículo, enquanto o ABS está realizando sem trabalho. Isso porque com o travamento de todas as rodas do veículo, este não consegue virar para nenhum lado, indo somente para reto e para frente.

Com o carro não tendo suas rodas travadas, e não deslizando no chão, com o acionamento do sistema, o tempo e a distância de frenagem acabam sendo menores também, trazendo uma maior segurança. Especialistas dizem que o sistema pode reduzir em até 30% a distância de frenagem do veículo.

O que é o freio ABS?

Como saber quando o sistema é acionado?

De dentro do veículo o motorista ao frear bruscamente, e o sistema acionado, consegue perceber através do próprio pedal do freio, pois este irá começar a trepidar, ação normal do ABS em funcionamento na hora da frenagem.

Como saber se o veículo possui ABS?

Todos os veículos que possuem o sistema ABS possuem uma identificação com a sua sigla em amarela no painel de instrumentos. Assim que o motorista der contato no veículo, a luz irá se acender,e logo após ligar o motor do carro, a luz deverá se apagar, identificando o correto funcionamento do sistema. Porém, caso a luz não se apague, é bom verificar com um especialista, pois pode estar havendo algo de errado, e você não vai querer deixar este sistema inoperante.

Como utilizar corretamente?

Muitos motoristas não realizam um uso adequado do sistema em momentos de emergência, isso porque, não é ensinado nas auto escolas. Porém, nós ensinaremos aqui como você pode realizar o melhor uso do sistema em uma situação de freada brusca.

O primeiro ponto é pisar firme no pedal, o mais forte possível. E se necessário virar o volante para desviar o veículo de um possível obstáculo. Neste momento da frenagem forte, o sistema ABS irá realizar com que o pedal trepidar bastante. É comum motoristas nesse momento tirarem o pé do freio assustados, porém está errado, deve continuar com o pé pressionado.

Invenção do sistema

O sistema como conhecemos hoje foi criado e é produzido até hoje pela empresa Bosch, na Alemanha, com sua primeira versão em 1978. As primeiras montadoras a utilizarem o sistema, foram a Mercedes-Benz, BMW e algumas montadoras japonesas.

Nas versões iniciais do sistema, este pesava cerca de 6.3 Kg, hoje, o sistema que já está na versão 8.1 pesa em média 1.4 Kg,

A primeira aparição do sistema em veículos nacionais foi em 1991, equipando o Volkswagen Santana da época. Posteriormente, começa a equipar também o Chevrolet Omega.

No ano de 2012, cerca de 40% da frota nacional de veículos 0Km saíram de fábrica com o sistema ABS. Enquanto no países da Europa e Estados Unidos, 100% dos veículos já eram fabricados com o sistema,

Porém o sistema só começa a ser obrigatório em veículos novos em território nacional em 2014, no primeiro dia do ano. Começava a ser obrigado que todos carros que saíssem de fábrica daquela data em diante deveria possuir o sistema ABS.

O que é o freio ABS?

Toda regra tem sua exceção…

Mesmo após a obrigatoriedade de carros fabricados a partir de 1º de Janeiro de 2014 terem que ter o sistema de freio ABS, não foi isso o que se viu com o Troller T4, veículo fabricado pela Ford. Os veículos da Troller mesmo após 2014 não possuem o ABS.

O que acontece é que a Ford encontrou uma brecha na constituição que diz que veículos fabricados especialmente para off-road (fora de estrada) não são obrigados a possuir o freio ABS. Então, até os dias atuais a fabricante faz proveito dessa brecha e não equipar seus carros com o sistema.

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