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O que é a Cilindrada dos motores?

Muitos motoristas adquirem seus carros com a preocupação de o motor atender suas necessidades do cotidiano, porém nem se quer sabem a real diferença entre a cilindrada dos motores 1.0, 1.4,1.6, 2.0, 3.0.

O que é Cilindrada nos motores?

O que é?

A cilindrada de um motor é comumente designada por dois números, como, 1.0, 1.6, 2.0, 3.0, e assim por diante. Esse número nada mais é que uma abreviação da quantidade de gás combustível que é queimado dentro dos pistões do motor do veículo. Isso medido em centímetros cúbicos (cm³), sendo que também pode ser entendido como “cc”, abreviação de cilindrada. Quando falamos que um determinado motor de carro é 1.0 ou 1.000 cm³, também pode se entender 1 litro. Ou seja, este motor queima um litro de gás combustível a cada rotação dos pistões.

Quando falamos de 1 litro de gás combustível não estamos falando de 1 litro de combustível (gasolina, álcool, diesel). Na verdade estamos nos referindo a mistura que acontece dentro do motor, a mistura ar mais combustível.

Como acontece a queima dos gases?

Quando se fala na queima dos gases dentro dos motores dos carros, muito se houve falar em ciclo Otto do motor. Que nada mais é que o processo que o motor realiza para transformar energia química do gás combustível em energia cinética e em calor.

Dentro dos cilindros, que estão localizados os pistões, e estes as bielas, aos quais estão ligados, formam um conjunto que se move de baixo para cima, assim, movimentando o virabrequim. 

Qual a relação da cilindrada e a potência do motor?

Se um motor de quatro cilindros possui 1.6 cc, isto quer dizer que cada cilindro possui 400 cm³ para realizar a queima do ar combustível. Logo, um motor com apenas três cilindros, e 1.000 cm³, possui cerca de 333 cm³ para cada cilindro. Já um motor V6, com 3.5 litros, tem aproximadamente 583 ml em cada cilindro, ou seja, este último possui seus cilindros bem maiores.

Se um motor 1.0 queima determinada quantidade de ar combustível, teoricamente, o motor 2.0 queimará o dobro de quantidade de gás combustível a cada movimento dos pistões, porém a relação de cilindrada x potência não é proporcional, logo, um motor 2.0 não é capaz de produzir o dobro de potência que um motor de 1.000 cm³.

Porém, como a potência é a capacidade de um motor converter o combustível em força para assim locomover o veículo, então, se um motor é capaz de queimar mais combustível a cada rotação, logo, este deverá ser mais potente.

As montadoras utilizam as cilindradas para divulgarem e promoverem seus veículos, sendo que, muitas vezes, quanto mais cilindradas, mais cavalos de potência. Isto em motores 100% a combustão, não levando em consideração motores híbridos, com motor a combustão e motor elétrico.

Não é incomum vermos carros com mais cilindradas serem menos potentes que outros veículos com mais cilindradas, isto ocorre pois a potência é o resultado de uma série de fatores, sendo que a cilindrada é apenas um deles, também se leva em consideração materiais utilizados para produzir o motor, rotações que o motor suporta, se o motor é equipado com turbina e intercooler, entre outros fatores que podem fazer com que um veículo com menos cilindrada possua mais cavalos que um carro com mais cilindrada.

Menos cilindrada, menos combustível 

O consumo de combustível de um veículo está muito atrelado a quantas cilindradas o motor possui, sendo que motores de baixa cilindrada irão consumir menos combustível, porém, entregaram menos potência ao motorista. Logo, veículos com mais cilindradas, entregaram uma maior potência para o carro, porém irá consumir mais combustível.

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