
Perguntas Frequentes Seguro Vida
Cobertura que garante valor de indenização para os beneciários do segurado em caso de morte.
Esteja garantido por valor contratado caso venha se tornar invalido parcial ou totalmente por acidente.
Pagamento de diárias ao segurado pelo período em que o prossional car afastado por doença ou acidente.
Cobertura antecipa o valor da cobertura por morte em caso de doença terminal do segurado.
Cobre as despesas do funeral do segurado ou de sua família.
Pagamento ao segurado de despesas em caso de acidente para tratamentos em médicos, hospital e dentista.
Segurado recebe valor para custear o tratamento de doenças graves, não sendo antecipação de cobertura.
Com esta cobertura o segurado em caso de morte acidental receberá o valor dobrado da cobertura de morte.
O Seguro de Vida é bastante adaptado para cada pessoa, sendo que o segurado junto com seu corretor no momento da contratação decidir quais cobertura deseja contratar, as coberturas do seguro de vida variam muito de cada pessoa, principalmente da profissão e renda da pessoa.
O valor da cobertura básica, que é a Cobertura de Morte, obrigatória ser contratada para acrescentar qualquer outra, geralmente o valor desta é um múltiplo de 36x a 100x a renda mensal do segurado, sendo que este irá decidir quanto irá contratar.
A seguradora calcula o valor do seguro com base no risco de a pessoa sofrer qualquer tipo de sinistro. Para realizar tal orçamento são necessários cálculos atuariais que levam em conta probabilidade e estatística.
A companhia analisa, principalmente, a idade da pessoa, sexo, profissão e endereço de residência. Com base nesses números, os cálculos atuariais chegam nos valores das coberturas e das cláusulas, somando o valor do prêmio total do seguro.
Apólice de Seguro de Vida é o contrato de seguro que diz que a companhia seguradora está aceitando cobrir o risco daquela pessoa segurada descrita na apólice. Este documento estabelece os direitos e obrigações tanto da seguradora quanto do segurado.
Nela irá conter diversas informações necessárias para a companhia, como: dados do corretor de seguros que intermediou aquela apólice, informações da pessoa segurada, coberturas e cláusulas contratadas, serviços prestados pela companhia, os valores de cada cobertura e o valor total do seguro pago pelo segurado.
Endosso de Seguro de Vida é quando é necessário realizar alguma alteração na apólice de seguro durante a cobertura. É sempre importante manter o contrato de seguro de seu veículo atualizado com suas informações que nela estão descritas.
Existem vários tipos de endosso, entretanto, os principais são: cancelamento de apólice, alteração de cobertura, alteração de profissão e endereço.
É a empresa autorizada pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) a intermediar seguros entre o cliente e a seguradora. O papel da corretora de seguros se inicia a partir da solicitação de orçamento de um então cliente, auxiliando-o qual o melhor seguro que deverá contratar de acordo com as suas necessidades e perfil. Após este primeiro contato, da corretora com o cliente, e contratado o seguro, durante toda a cobertura será a corretora que irá dar total suporte a este cliente, desde solicitação de endosso por parte do cliente, aviso e acompanhamento de sinistro.
Até mesmo na futura renovação desse seguro, a corretora buscará apresentar para o segurado as melhores opções para renovar o contrato de seguro. Toda essa assessoria realizada pela corretora de seguros não é cobrada. Uma única corretora de seguros pode trabalhar com diversas seguradoras, a Neon Seguros trabalha com as 10 melhores seguradoras do mercado.
A Seguradora é a empresa autorizada pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) a garantir a cobertura da vida descrita na apólice. A seguradora ficará responsável por receber os valores dos segurados e de pagar indenizações em caso de sinistro, ou seja, caso a pessoa segurada venha a falecer, por exemplo, é a seguradora que irá indenizar os beneficiários por conta do falecimento.
Muitas pessoas confundem Corretora de Seguros com Seguradora, todavia são empresas bem distintas, por mais que trabalhem juntas, possuem papéis distintos em uma contratação de seguro.
A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) é um órgão governamental responsável pela autorização, controle e fiscalização de seguros privados no Brasil. A entidade supervisiona o mercado de seguros, previdência, capitalização e resseguro. A SUSEP é uma autarquia vinculada ao Ministério da Economia. Sua principal função é estabelecer regras para o setor de seguros, e também fiscalizar as empresas do setor.
Período do seguro em que o segurado e seus beneficiários não terão direito a determinada cobertura contratada, mesmo que o segurado esteja realizando os pagamentos de maneira correta. Este período, denominado carência, é previsto no contrato de Seguro de Vida para cada cobertura contratada.
Por exemplo, no caso de suicídio do segurado da apólice, as seguradoras estipulam carência de dois anos para indenizaram os beneficiários, logo, se o segurado cometer suicídio nos dois primeiros anos do contrato, não haverá cobertura.
A indenização em um seguro de vida se dá quando a companhia credita o valor da cobertura para o segurado ou seus beneficiários. A indenização poderá ocorrer de duas maneiras diferentes, a primeira é se o segurado vier a falecer, a seguradora irá indenizar os beneficiários que o segurado apontou em apólice segundo o valor coberto e estipulado por este.
Já a outra forma de indenização, é a companhia indenizar o próprio segurado, por exemplo, em casos de diária por incapacidade temporária, despesas médico-hospitalares.
A vigência se trata do período de validade do seguro. Esta data, tanto de início, como de término, vem descrita na apólice de seguro. Estas datas compreendem o período que a vida segurada terá cobertura de determinada apólice. Na maioria dos seguros de vida o período de vigência do seguro é de um ano. A cobertura sempre começa a valer às 00 horas do dia, e se encerra às 00 horas da data final de validade do seguro.
O Prêmio no seguro é o valor que deve ser pago à seguradora para garantir a cobertura da via. Este valor é calculado com a soma das coberturas e cláusulas contratadas, podendo o segurado ver em sua apólice de seguro. Nas apólices de seguro de vida, existem dois principais valores para prêmio, o prêmio líquido, e o total.
O Prêmio Líquido é o valor somado das coberturas e cláusulas do seguro, já o prêmio total, se refere à soma do prêmio líquido com o imposto, o Imposto sobre Operações Financeiras, que totaliza 0,38% para os seguros de vida, valor destinado diretamente para o Estado.
A Invalidez Permanente ou Total é quando o segurado vem a sofrer algum acidente, e este fica impossibilitado por completo de funções de um determinado órgão ou membro de seu corpo. Por exemplo, se no acidente o segurado perder a visão de seus dois olhos, este será caracterizado como uma invalidez total. Para a perda total de um membro do corpo do segurado a seguradora irá indenizar uma parte ou totalmente a cobertura.
A Invalidez Parcial é quando o segurado vem a sofrer algum acidente, e por consequência deste evento, ele vem a possuir uma perda parcial ou fracionária da função de um determinado órgão ou membro. Se em um acidente, o segurado venha a perder a visão de apenas um olho, este será caracterizado como invalidez parcial. Para a perda total de um membro do corpo do segurado a seguradora irá indenizar uma parte ou totalmente a cobertura.