fbpx

Tipos de carros eletrificados – HEV, PHEV, BEV

Saiba qual é a diferença entre tipos de carros eletrificados – HEV, PHEV, BEV. O futuro dos veículos também possui motorizações diferentes

Tipos de carros eletrificados - HEV, PHEV, BEV

Assim como nos carros a combustão, temos diferentes tipos de motorização, como, carros movidos a gasolina, álcool, gasolina e álcool, diesel, também tem diferentes tipos de motores, como, motores 3 cilindros, 4, 5, 6, ou até 16 cilindros (dependendo do caso). Então, sabemos que as variedades de motorização para carros a combustão são muitos.

Mas você sabia que também existe diversos tipos de motorização para carros eletrificados?

Assim como nos carros a combustão atualmente, podemos basicamente dividir em três grupos de combustíveis, gasolina, flex e o diesel. Para os carros eletrificados também dividimos em três grupos atualmente, sendo eles os BEV (Battery Eletric Vehicle), HEV (Hybrid Eletric Vehicle) e os PHEV (Plug-In Hybrid Eletric Vehicle)

Cada um dos três tipos irá apresentar propostas de uso diferentes, o consumidor interessado tem de avaliar se o carro irá se adequar as suas necessidades do dia a dia.

Tipos de carros eletrificados - HEV, PHEV, BEV

Então, vamos comentar aqui abaixo cada um desses três.

HEV – Hybrid Eletric Vehicle

Este tipo de tecnologia talvez seja o mais conhecido entre as pessoas, isso porque, atualmente, das tecnologias existentes para carros eletrificados, os veículos HEV sejam os de menores custos, comparados com os outros carros eletrificados. Porém, ainda são mais caros que veículos 100% a combustão.

O funcionamento deste tipo de carro é bem simples, ele conta com dois tipos de motores, sendo um a combustão, como já conhecemos, podendo ser gasolina, álcool/gasolina, ou até mesmo motor a diesel. E também irá conter um motor elétrico, junto de uma bateria elétrica, pois do mesmo jeito que um motor a combustão possui o tanque para armazenar o combustível, o motor elétrico também precisa da bateria, para ter energia armazenada.

Os dois motores irão trabalhar juntos no funcionamento do carro, pois o motor a combustão irá recarregar a parte elétrica do carro, trabalhando como se fosse um gerador de energia, estes carros também tem outra forma de aumentar a quantidade de energia, que é ao frear o carro, a energia é recarregada.

Em velocidades baixas e distâncias curtas o carro pode rodar apenas com o motor elétrico, assim tendo o início do funcionamento do motor a combustão posteriormente, de maneira automática o motor será ligado.

Estes carros híbridos apresentam um custo por Km bem menor que veículos inteiramente a combustão, fazendo com que estes veículos sejam bem mais econômicos, com um excelente consumo de Km/l e também tenha um baixo nível de emissão de gases poluentes.

A grande desvantagem deste tipo de carro é o custo para manutenção, que além de o proprietário ter que gastar com o motor elétrico, neste caso também terá que gastar com a parte do motor elétrico do carro, elevando os gastos com manutenção do veículo.

Melhores HEV para comprar em 2022

Toyota Corolla Altis Hybrid

Seguro para Toyota Corolla Altis Hybrid

O Corolla, tradicional carro japonês, que por muito tempo foi topo de lista de carros mais vendidos, sua evolução com motor hibrido também não deixa a desejar, ficando na lista de carro hibrido mais vendido no Brasil. Com seu motor a combustão 1.8 de 4 cilindros com 101 cavalos, e seu motor elétrico de 72 cavalos, juntos entregam 122 cavalos de potência. Possui um torque de 16,6 kgfm, com seu câmbio CVT consegue fazer 0 a 100 km/h em 12 segundos. Clique para saber mais sobre o Toyota Corolla Altis Hybrid.

Lexus UX Luxury 250h Híbrido

Seguro para Lexus UX Luxury 250h Híbrido

A montadora de luxo japonesa também não fica para trás quanto aos carros sustentáveis, seus modelos de SUV também já contam com versões híbridas. O mais vendido atualmente é o UX Luxury 250h com seu motor 2.0 de quatro cilindros é capaz de gerar 145 cavalos, já o motor elétrico consegue gerar 107 cavalos, combinando 184 cavalos de potência. Seu 0 a 100 km/h é de aproximadamente 8 segundos, o consumo urbano do híbrido é de 16,7 km/l segundo a montadora. Clique aqui para saber mais sobre o Lexus UX Luxury 250h Híbrido.

PHEV – Plug-In Hybrid Eletric Vehicle

Aqui está uma outra variante de carros híbridos, nesta categoria os veículos também irão possuir um motor a combustão, podendo ser gasolina, alcool/gasolina ou diesel, e também irá possuir um (ou mais) motor elétrico com sua bateria, bem parecido com o que vimos no HEV, porém aqui, o proprietário do PHEV pode recarregar seu veículo em tomadas de rede elétrica.

Os dois motores combinados irão somar esforços para deslocar o carro com um melhor desempenho. O funcionamento deste é parecido com os HEV, pois seu motor elétrico também tem capacidade para deslocar o carro somente com a parte elétrica, porém em um velocidade baixa e em curta distância. Ultrapassando estes dois requisitos, o motor a combustão começa a funcionar automaticamente.

Além de recarregar o carro pela tomada de casa, ou em postos de recarga elétrica, o veículo também conta com a tecnologia chamada de KERS, que é quando ao frear o carro, a bateria é recarrega. Se ocorrer da energia se esgotar, o carro irá funcionar 100% com seu motor a combustão, como um carro convencional.

A grande vantagem desta categoria de carro eletrificado, além de possuir um menor custo por km rodado e emitir menos gases poluentes, com a atual baixa infraestrutura de postos de recarga (ainda em desenvolvimento em nosso país), o carro ainda conta com seu motor convencional para locomoção, não ficando 100% dependente do motor elétrico.

Uma desvantagem aqui também é o elevado custo de manutenção, que como mencionado acima, o proprietário será responsável por realizar a manutenção de dois sistemas, um a combustão e o outro elétrico. Porém, aqui o custo pode ainda ser menor que os veículos HEV.

Melhores HEV para comprar em 2022

Jeep Compass 4xe

Seguro para Jeep Compass 4xe

O híbrido virá com seu motor 1.3 turbo de 180 cavalos flex e outro motor elétrico de 60 cavalos, que irá entregar no total cerca de 240 cavalos para o carro, que será capaz de realizar de 0 a 100 Km/h em cerca de 7 segundos, tempo bem bom para um SUV. A recarga da bateria de lítio tem um tempo estimado de 3 horas, para chegar em 100%.

O Jeep Compass 4xe contará com tração integral, diferente do tradicional modelo adotado nas outras versões batizado de eAWD. O eixo dianteiro será alimentado pelo motor a combustão, enquanto o motor elétrico será responsável por dar a tração ao eixo traseiro. Clique aqui para saber mais sobre o Jeep Compass 4xe.

Seguro para BMW X3 Híbrido

Seguro para BMW X3 Híbrido

O luxuoso SUV alemão em sua versão intermediária chega no Brasil com sua versão híbrida com dois motores, seu motor a combustão de 4 cilindros de 2.0l capaz de gerar 184 cavalos, e seu motor elétrico capaz de gerar 109 cavalos. Combinando 292 cavalos para o carro, com um torque combinado de 42,8 kgfm. O SUV é capaz de fazer 6 segundos de 0 a 100km/h, o consumo na cidade fica na casa de 20,7 km/l.

O luxuoso sedan da Honda é o primeiro veículo híbrido da montadora no Brasil, chega em sua versão com um motor de 4 cilindros de 2.0l, capaz de gerar 145 cavalos, já o motor elétrico gera cerca de 184 cavalos, combinando os dois motores resulta em 215 cavalos e um torque de 32,1 kgfm. Com seu câmbio CVT o carro é capaz de fazer 0 a 100km/h em 7,5 segundos, e o consumo na cidade fica em torno de 17,6 km/l. Clique aqui para saber mais sobre a BMW X3 Híbrido.

BEV – Battery Eletric Vehicle

Os carros puramente elétricos podem ser chamados de BEV ou até mesmo EV (Eletric Vehicle), estes veículos não vem equipados com nenhum tipo de motor a combustão, ou algo do tipo, sendo 100% movido pelo seus sistema elétrico, contando com seu motor e seu conjunto de baterias. G

Para recarregar as baterias destes carros, temos duas possibilidades, a mais convencional é pela tomada de casa ou plugue em postos de carregamento. A outra maneira de carregar as baterias, assim como nos modelos híbridos, é pela tecnologia de KERS, que nada mais é que o recarregamento das baterias utilizando os freios regenerativos do carro.

Atualmente dos carros eletrificados os puramente elétricos são os maios caros para adquirir, muito por conta de toda a tecnologia ainda ser bastante custosa, porém com alto desenvolvimento a esperança e os valores irem diminuindo com o passar do tempo.

Dos carros eletrificados, o BEV são o que possui o menor custo de Km rodado, por não ter nenhum gasto com combustível fóssil, tendo que pagar apenas a energia elétrica. Estes veículos também possuem zero emissão de gases poluentes.

Outra grande vantagem, além do baixo custo de consumo destes carros, é o baixo custo com manutenção, por ser bem mais enxuto todo o sistema do carro, a quantidade de peças são bem menores, fazendo com que o custo fique mais reduzido.

Por exemplo, neste tipos de carros não precisa trocar óleo do motor, óleo de câmbio, embreagem, radiador, alternador, entre outras diversas peças que tem que ser trocadas ou reparadas ao longo do tempo em veículos convencionais. A maior preocupação na parte de manutenção destes carros são as próprias baterias, porém a vida útil delas são de vários anos.

Melhores BEV para comprar em 2022

Volvo XC40 Recharge Elétrico

Seguro para Volvo XC40 Recharge Elétrico

O Volvo XC40 Recharge 100% elétrico é o primeiro SUV compacto da fabricante sueca apenas com motor elétrico. O carro possui uma autonomia de até 418 Km e em estações de carregamento rápido de 150 kW o carro carrega 80% de sua bateria em apenas 40 minutos. Seu motor consegue entregar 408 cavalos, fazendo seu 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos. Clique para saber mais sobre o Volvo XC40 Recharge Elétrico.

Jaguar I-Pace

Seguro para Jaguar I-Pace

A montadora inglesa de carros de luxo não poderia ficar para trás de seus concorrentes, então desenvolveu seu SUV de luco 100% elétrico, o I-Pace, com seu motor de 400 cavalos realizando o 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos com seu torque instantâneo. Sua autonomia pode chegar a 470 km. A montadora diz que em um carregador de 100 kW o carro carrega até 127 km a cada 15 minutos. **Clique para saber mais sobre o Jaguar I-Pace.

Cotação Seguro Carro Híbrido

Gostou do artigo Tipos de carros eletrificados – HEV, PHEV, BEV Compartilhe…

Continue lendo: Outros artigos relacionados

Como contratar Seguro Automóvel – Todo o Processo

Para você que sempre quis saber como contratar seguro automóvel, como funciona todo o processo, clique aqui para saber tudo.
Leia mais

O que são Danos Materiais?

A cobertura contra Danos Materiais tem o objetivo de indenizar danos sofridos por terceiros em seus bens materiais. Assim, comprovada a culpa do incidente pelo segurado, o terceiro receberá indenização da seguradora para reparar/substituir seu bem.
Leia mais

O que são Danos Corporais?

Separamos para você as principais características dos danos corporais no seguro automóvel.
Leia mais