fbpx

Os primeiros carros a serem fabricados no Brasil 

Uma das grandes paixões do brasileiro, que tem um papel muito importante ao lado do futebol, é o amor que a sociedade tupiniquim tem com os carros e o automobilismo. Com isso, atualmente, é possível perceber vários modelos de automóveis, de diferentes marcas, fabricados em terras brasileiras. Por isso, hoje vamos relembrar quais foram os primeiros carros a serem fabricados no Brasil. 

Porém, nem sempre foi assim, porque foi um processo lento e gradual, até chegarmos onde nos encontramos atualmente, como uma potência automobilística da América Latina. Em que as fábricas brasileiras e os veículos aqui produzidos são exportados para diversos países, além de servir como fomento nacional. 

Portanto, se você também é um amante dos carros, fique com a gente até o final, porque vamos demonstrar quais os primeiros carros a serem fabricados no Brasil, ademais, vamos dar uma breve história sobre o primeiro carro a chegar em terras brasileiras e o primeiro a ser emplacado por aqui.

Aproveite a viagem no tempo e se delicie com a história do automóvel no Brasil. 

Os primeiros quilômetros brasileiros

Diferente do que muitas pessoas imaginam, o passado dos carros no solo brasileiro é muito mais antigo do que se possa pensar. Assim, além de ser antigo, conta com uma curiosidade ímpar, que pouca gente conhece. 

Se você se lembra do Alberto Santos Dumont como o pai da aviação, fique tranquilo, pois você está certo. Todavia, você sabia que ele foi o responsável por trazer o primeiro carro para o Brasil? Isso mesmo, o pai da aviação foi o homem que trouxe o automóvel número um a andar em terras brasileiras.

O ano era 1891, e no porto de Santos ancorou um Peugeot Voiturette, que tinha esse nome, pois se parecia muito com uma charrete, veículo muito utilizado na época. As características deste modelo são muito simples, ele contava com um motor Daimler de 3,5 cavalos e dois cilindros em V, logicamente era à gasolina, pois na época era o único combustível possível para carros. 

Os primeiros carros a serem fabricados no Brasil 
Peugeot Voiturette

Primeiro carro emplacado e primeiro circuito de corrida brasileiro 

Mesmo você sabendo que o primeiro carro a chegar no Brasil foi o Peugeot Voiturette, trazido pelo ilustríssimo Alberto Santos Dumont, não foi ele o primeiro carro emplacado por aqui, com isso, contrariando a lógica, o primeiro carro emplacado em nosso território foi somente no ano de 1903.

Dessa maneira, o conde Francisco Matarazzo, foi a primeira pessoa a emplacar o carro no Brasil, sendo que, já existiam notícias de algumas centenas de carros rodando pelo país todo, fruto de alguns magnatas da época que eram espalhados por diferentes regiões. 

Nessa linha, a criação de emplacamento dos carros foi essencial, pois foi a semente para fundar o primeiro clube de automóveis do Brasil, sendo ele criado no ano de 1908, mais precisamente em 11 de junho na cidade de São Paulo, sendo o “Automóvel Clube de São Paulo” e ele organizou a primeira corrida de carros de toda a América do Sul.

O trajeto foi conhecido como “Circuito de Itapecerica” e contava com 70 quilômetros de extensão, tendo como grande vencedor o George Haentjens, que fez o circuito em 1 hora e 33 minutos, com velocidade máxima de 48 quilômetros por hora, lembrando que seu carro era um Lorraine Dietrich de 60 cavalos, alta potência na época.

Os primeiros carros a serem fabricados no Brasil 
Lorraine Dietrich

Os primeiros carros fabricados no Brasil 

Depois de você entender como é a paixão dos brasileiros pelo carro e ter um pouco de noção de todo o processo que o país passou para ter uma fama no mundo automobilístico, agora veremos, de fato, qual foi o primeiro carro fabricado em terras brasileiras e um pouco do início dessa indústria nacional.

Mesmo a indústria nacional tendo suas primeiras linhas de montagem no ano de 1919, sendo a Ford a responsável por trazer todas a tecnologia e montar peças do Modelo T, o primeiro carro considerado fabricado no Brasil foi só no ano de 1956, sendo ele o Romi-Isetta 2, sendo a Romi a pioneira em enxergar no Brasil uma potência para a fabricação total de carros.

O Romi-Isetta 2 é bem compacto e tem um design que na época era considerado futurista, ele não se tornou tão popular, pois em concorrência a ele foi fabricado um modelo consagrado até os dias atuais, pois em 1957 a Volkswagen começou a montar e fabricar a Kombi, que dispensa apresentações. 

Nesse viés, dois anos depois, em 1959, a Volkswagen mais uma vez inova e começa a fabricar o adorado Fusca 3 no Brasil, o que se torna um sucesso e um sonho de consumo para milhares de brasileiros, virando moda até os dias atuais. 

Os primeiros carros a serem fabricados no Brasil 
Romi-Isetta 2

Década de 60 e 70

Nas décadas seguintes à década de ouro do início da fabricação de carros no Brasil, ou seja, na década de 50, trouxeram mais marcas e mais tecnologia para os carros feitos por aqui. Com isso, vieram empresas como a Alfa Romeo, a Willys, a Renault Alpine, a Chevrolet e se manteve fortes as que já se encontravam por aqui sendo a Ford e a Volkswagen. 

Desse modo, os carros que marcaram a década de 60 foram o FNM 2000 JK, da Alfa Romeo, uma das primeiras caminhonetes do mundo a Rural Willys e no fim da década em 1969, dois dos maiores clássicos brasileiros: o Chevrolet Opala e o Ford Corcel. 

Os primeiros carros a serem fabricados no Brasil 
FNM 2000 JK

Já nos anos 70, os carros que marcaram época e já eram fabricados no Brasil, se tratava da Ford Belina, que é possível avistá-la até os dias de hoje pelas ruas, o Volkswagen Passat, a Fiat que chegou na indústria nacional em meados dessa década, já marcando história com o seu Fiat 147 com um motor 1.050, que era top de linha na ocasião e, por fim, a Volkswagen Variant.

Portanto, hoje você descobriu o início da fabricação de carros do Brasil, quais foram os primeiros fabricados e as sementes que fizeram com que os brasileiros fossem um povo completamente apaixonado por automobilismo. 

Gostou do artigo Os primeiros carros a serem fabricados no Brasil? Compartilhe…

Continue lendo: Outros artigos relacionados

10 Carros clássicos que só foram vendidos no Brasil

Confira agora os 10 carros clássicos que só foram vendidos no Brasil, e em mais nenhum lugar do mundo foi comercializado.
Leia mais

Realize consultas gratuitas com médicos do Albert Einstein – Einstein Conecta

Saiba como você pode realizar consultas gratuitas com médicos do Albert Einstein - Einstein Conecta, de maneira 100% gratuita.
Leia mais

Cada vez menos acessíveis: Por que os carros estão caros?

Com tanta alta no mercado automotivo, hoje vamos ver que cada vez menos acessíveis: Por que os carros estão caros?
Leia mais