fbpx

O que é um carro Off-Road?

Saiba o que é um carro Off-Road e suas principais diferenças para carros convecionais, e quais os principais carros off-road.

Os carros off-road são, traduzindo literalmente, carros fora de estrada. Ou seja, veículos desenhados para atingir alta performance em terrenos mais árduos. Essa categoria teve como pioneiro o Jeep Wyllis, durante a Segunda Guerra Mundial, e, desde então, tornou-se popular ao redor do mundo, tanto por sua imposição quanto por sua versatilidade de terrenos. Em geral, a parte fundamental destes que não pode faltar é a tração nas quatro rodas.

O que é um carro Off-Road?

Principais diferenças?

Na grande maioria dos carros, existe tração nas quatro rodas, bloqueio e outras melhorias mecânicas. Estes carros costumam ser mais altos, até por isso muitos apresentam modificações na suspensão, aumentando a altura do veículo e o curso das rodas. São comuns entre os off-road as modificações visuais, como para-choques de aço,para dar mais resistência em impactos, faróis e barras de led, guincho, snorkel e outros protetores para o veículo no momento da trilha.

Marcha Reduzida

A marcha reduzida proporciona uma maior força ao motor do carro, permitindo que este passe por qualquer terreno sem grandes problemas. Inclusive, atoleiros e terrenos arenosos são facilmente vencidos por conta deste recursdo.

Bloqueio de Diferencial

O bloqueio de diferencial traz uma maior rotação para as rodas, aumentando a aderência das mesmas em praticamente todos os terrenos.

Pneus Off-Road

Os pneus off-road são mais resistentes e costumam ser maiores, com sulcos mais profundos. Quando combinados ao bloqueio de diferencial, proporcionam ainda maior aderência, além de evitar o atolamento do veículo e melhorar sua performance geral em terrenos irregulares.

Quais os principais carros off-road?

Troller T4

Seguro Carro Off-Road

Motor 3.2, a diesel, com 200 cavalos. O modelo mais recente da marca foi reestilizado por fora, ganhou ar-condicionado digital, câmbio de 6 marchas e motor de 5 cilindros. Clique aqui para saber mais sobre o Troller T4.

Suzuki Jimny

Seguro Carro Off-Road

Criado em 1970, o Suzuki Jimny foi o primeiro 4×4 compacto produzido em massa. E, até, hoje, segue como carro símbolo da marca e segue vendendo bem. O Jimny é o 4×4 mais barato do mercado nacional e seu motor 1.3 não decepciona, tanto na estrada quanto fora dela. Clique aqui para saber mais sobre o Suzuki Jimny.

Mitsubishi Pajero TR4

Seguro Carro Off-Road

Sem dúvidas ou exageros, um dos principais carros da marca e que marcou gerações, mas deixou de ser produzida em todo o mundo. O Brasil, inclusive, foi o último a interromper sua produção. Sucessora da Pajero Io, chega às ruas no começo do milênio e ganha o público off road e o público urbano. Um carro capaz de agradar públicos tão heterogêneos merece uma menção aqui. Clique aqui para saber mais sobre o Mitsubishi Pajero TR4.

Jeep Wrangler

Seguro Carro Off-Road

Produzido desde 1987, o Wrangler está hoje em sua quarta geração (JL). YJ (1987–1996), TJ (1997–2006) e JK (2006–2018) foram as anteriores.  Com motor 2.0 turbo 4×4 e 272 cavalos, o modelo mais antigo da marca ainda em produção conta também com câmbio automático de 8 marchas. Clique aqui para saber mais sobre o Jeep Wrangler.

Land Rover Defender

Seguro Carro Off-Road

Produzido desde 1983, o Land Rover Defender 90/110 tem motor 2.0 e 3.0 e câmbios de 5 ou 6 marchas. O primeiro modelo a ser produzido em solo brasileiro, o Defender 90 já provou seu valor em todos os terrenos. Clique aqui para saber mais sobre o Land Rover Defender.

Chevrolet Tracker

Seguro para Chevrolet Tracker

A geração do Chevrolet Tracker vendido no Brasil entre 2001 e 2007 vinha com tração 4×4 e um apelo para o off-road. Na época, o veículo possui versões a diesel e também a gasolina. Veículo se destacou em bastantes trilhas por conta de boa eficiencia em sua tração e redução. Clique aqui para saber mais sobre a Chevrolet Tracker.

Ford Ranger

Seguro para Ford Ranger

A Ford Ranger é a pick-up de linha média da montadora, é umd os veículos mais vendidos pela marca norte americana. Produzida desde a década de 90 é destaque em vendas até os dias atuais. A picape já teve várias motorizações diferentes, porém hoje em dia no Brasil é comercializada apenas as versões a Diesel, sendo motores 2.2 ou 3.2. Clique aqui para saber mais sobre a Ford Ranger.

Nissan Frontier

Seguro Carro Off-Road

A Nissan Frontier é uma picape média que foi pensada para o mercado estadunidense e só chegou em solo brasileiro no fim dos anos 90. A Frontier 2020 tem um motor turbodiesel 2.5 e 195 cavalos de potência. Com câmbio de 6 marchas e tração nas 4 rodas, a picape japonesa é uma ótima escolha. Clique aqui para saber mais sobre a Nissan Frontier

Carros Off-Road têm aceitação no seguro?

Sim! Se o veículo em questão tiver rodando legalmente, emplacado e com os documentos em dia –  requisitos para aceitação de qualquer tipo de veículo para as seguradoras. Ao contratar o seguro, a companhia irá realizar a vistoria para analisar o risco de aceitação do serviço. Se aprovado o veículo na vistoria da seguradora, o carro então passa a ter a cobertura.

Em relação a futuras modificações no veículo fora de estrada, qualquer alteração realizada no carro off-road, a companhia precisa ser notificada sobre a modificação no veículo. Assim, o proprietário não corre o risco de, em um futuro sinistro, a companhia se recusar a indenizar os danos alegando a não ciência das modificações do carro.

No momento da trilha, o veículo está coberto pelo seguro?

Caso seu veículo off-road sofra um sinistro em uma trilha, como roubo/furto ou colisão, não será indenizado pela companhia de seguros. Porém, se o veículo estiver transitando por uma via de terra comum, como sítio, chácara ou fazenda, e nesta via tenham condições de transitar veículos comuns e houver um acidente no momento da passagem do veículo, este de acordo com a análise da seguradora, será indenizado.

Os acessórios do carro possuirão cobertura caso o veículo seja roubado/furtado?

Sim! Se contratada a cobertura de Despesas Extraordinárias e o veículo for roubado/furtado ou sofra perda total por colisão, e ,no carro em questão, esteja instalado, por exemplo, guincho e barras de LED e o proprietário, além de ter realizado a vistoria junto a companhia para atualizá-los quanto a modificação, tenha a nota fiscal dos produtos, assim se não encontrado o veículo, a seguradora irá indenizar o proprietário além do valor da FIPE do veículo também acrescentará o preço destes equipamentos conforme contratado em apólice.

Como saber se meu veículo off-road possuirá cobertura em algum sinistro?

Se o veículo já modificado passar pelos critérios da companhia seguradora no momento da vistoria, e ,após isso, o veículo vier  se envolver em algum tipo de sinistro, o carro possuirá cobertura. O indicado é que para veículos off-road a cada alteração que o proprietário realize em seu veículo, indique para a companhia por meio de vistoria do veículo.

Gostou do artigo O que é um carro Off-Road? Compartilhe…

Continue lendo: Outros artigos relacionados

Melhores carros esportivos para comprar em 2022?

Saiba quais os obstáculos ao comprar um carro esportivos e quais são os melhores carros esportivos para comprar em 2022
Leia mais

Melhores carros elétricos para comprar em 2022?

Saiba quais os obstáculos ao comprar um carro elétricos e quais são os melhores carros elétricos para comprar em 2022
Leia mais

Os primeiros carros a circularem pelo Brasil

Antes mesmo das grandes inovações no mundo automobilístico, os veículos de autopropulsão já circulavam por aqui.
Leia mais