fbpx

O que é a Tabela Fipe?

É importante saber o que é tabela fipe para saber quanto vale seu carro, utilizando para comprar/vender carro, fazer seguro e pagar impostos.

O que é a Tabela Fipe?

Provavelmente você já ouviu alguém comentando algo referente a Tabela Fipe, como “Nossa como meu carro subiu de preço na Fipe”, “A Tabela Fipe subiu muito nos últimos meses”, ou “A Fipe dos usados está muito cara”.

São muitos comentários referente a Tabela Fipe, isto porque é o principal meio para saber a média dos preços dos carros aqui no Brasil. E como é algo que todos podem ter acesso, pois é gratuito é muito utilizado.

Porém, do mesmo jeito que muitas pessoas vivem falando de Fipe, para cima e para baixo, muitos ainda não sabem o que significa, o que mostra, onde encontra, por isso vamos explicar tudo hoje neste artigo.

O que é a Tabela Fipe?

A Tabela Fipe nada mais é que um instrumento que centraliza os valores dos carros, motos, micro-ônibus e caminhões brasileiros. É mostrado a média dos valores dos veículos, levando em consideração a marca, modelo e versão do veículo, e ano de modelo.

Na tabela conseguimos ver valores de carros novos (0Km) e usados, possui dados até mesmo de carros antigos, de 40 anos atrás. Como por exemplo, Volkswagen Fusca, Fiat 147, entre outros carros clássicos que vemos por aí nas ruas do Brasil.

Os valores que aparecem na tabela nem sempre é o valor que é comercializado no mercado automotivo, isto acontece principalmente com picapes (geralmente a diesel) e carros antigos, que possuem mercados mais específicos.

Cotação Seguro Automóvel

Como funciona?

A Fipe é atualizada mensalmente, de acordo com as variações que os carros sofrem. Os valores dos carros usados que apresenta na tabela são sempre reflexo dos preços dos carros novos.

Os pesquisadores que fazem a tabela utilizam a média dos valores dos carros, sempre descartando valores muito altos, e muito baixos também. Então, o valor que irá compor a tabela é a média dos valores dos carros de todos os estados brasileiros, não somente em regiões metropolitanas.

A consulta de valores de veículos pode ser facilmente feita por qualquer pessoa pela internet, basta clicar neste link para acessar o site da Tabela Fipe. Siga os passos abaixo e veja como é fácil:

  1. Role a tela para baixo e selecione o tipo de veículo que deseja consultar, Carros, Caminhões e Micro-Ônibus ou Motos.
  2. Selecione o período de referência que deseja saber o preço do carro. Por padrão, o site sempre deixa no mês e ano que está sendo realizado a pesquisa, porém você mudar este período e ver, por exemplo, o quanto seu carro valia em Julho de 2002.
  3. Agora vem o passo mais importante, você deverá preencher as informações do seu carro, como Marca, Modelo e Versão, e o ano do modelo. É muito importante você colocar o ano do modelo do carro, e não o ano de fabricação.
  4. E agora é só pesquisar, o site irá apresentar o valor do veículo para você. Também mostrará o Código Fipe do veículo, este número é o que diferencia cada carro na tabela. Sendo que cada carro e ano possui um código diferente.

É muito importante salientar que o preço mostrado no site é o valor do carro segundo a média aferida em todos os estados brasileiros, sem levar em conta a condição do carro quanto a manutenção, estética e km rodados.

Pode ser que um carro seja vendido mais barato que o apresentado, pois o carro já estava com muitos km rodados, a mecânica não estava muito boa, a parte de funilaria estava com alguns detalhes.

Ou pode ser ter o contrário, um carro ser comercializado com preço maior que da tabela, por exemplo, uma picape a diesel em alguns estados é mais valorizada, como no Mato Grosso.

Como a Fipe não considera alguns fatores, como, cor do veículo, estado de conservação (mecânica e funilaria), documentação, estado de circulação. Vai do bom senso do proprietário avaliar, junto com o preço da Fipe, quanto o veículo vale.

Quando foi criada?

Criada em 1973 para auxiliar a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP). Hoje em dia a Tabela Fipe é o principal instrumento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

Quem utiliza?

Atualmente é utilizado principalmente pelo governo e por empresas privadas. Seguradoras, concessionárias e revendedoras de carros utilizam bastante a tabela como base para precificar seus carros.

Os governos também utilizam a tabela para arrecadarem os impostos referentes aos veículos, como o IPVA, que leva em conta o valor do veículo segundo a Tabela Fipe.

Seguradoras também utilizam este instrumento para basear o preço do seguro, e realizar a indenização. Então, no momento da cotação de um seguro, a seguradora vai levar em conta o preço que o veículo está avaliado na Fipe, e não quanto o mercado avalia, isto acontece tanto na hora da contratação do seguro, como em um sinistro.

Se houver, por exemplo, uma indenização de perda total do carro, a companhia irá pagar para o proprietário do veículo o valor que o carro está custando segundo a Tabela Fipe no momento do acidente, e não quanto custava quando realizou a contratação do seguro.

A Fipe também é muito utilizada por uma pessoa que está pesquisando para adquirir um veículo, esta irá comprar o preço do anúncio com o preço da tabela. Assim, consegue fugir de valores discrepantes.

Hoje a Tabela Fipe, depois de quase 50 anos no mercado, é o principal referencial para precificação de veículos, é confiada por muitos como a única fonte de pesquisa para saber o valor de seu carro.

E se não existir mais a Tabela Fipe?

Como a Fipe passou a ser um instrumento tão utilizado no mercado automotivo, como falado acima, alguns anos já possui uma tabela que pode substituir os valores da Fipe. Esta tabela é a Molicar, inclusive em contratos de seguros é mostrado que esta tabela poderá ser utilizada se não houver a Fipe.

O que é a Tabela Fipe?

Este trecho foi retiradao de uma proposta de seguro auto realizado pela Porto Seguro. As companhias seguradoras já informam o segurado sobre a substiruição da tabela, caso seja necessário, antes mesmo da contratação.

Cotação Seguro Automóvel

Gostou do artigo O que é a Tabela Fipe? Compartilhe…

Continue lendo: Outros artigos relacionados

História do Jeep Willys

De combatente de guerra, a um dos modelos mais icônicos da marca. Conheça agora a história do Jeep Willys.
Leia mais

Carros Elétricos vs Carros Híbridos! Qual comprar?

Descubra aqui qual carro compensa mais para você, Carros Elétricos vs Carros Híbridos. Saiba todos os pontos positivos e negativos de cada um
Leia mais

Porque está faltando carro no mercado automotivo?

Com peças e carros caros, e subindo cada vez mais. Descubra o porque após a pandemia está faltando carro no mercado automotivo.
Leia mais