fbpx

Melhores carros elétricos para comprar em 2022?

Saiba quais os obstáculos ao comprar um carro elétricos e quais são os melhores carros elétricos para comprar em 2022

Com a alta do preço do barril do petróleo e preocupação com o meio ambiente, por conta de alta emissão de co2 nos últimos anos, e projeção de muito mais nos próximos anos. As montadoras se viram refém de investir na criação de carros elétricos.

A falecida montadora Gurgel, foi uma das pioneiras, a fabricante brasileira desenvolveu seu carro elétricos a décadas atrás, o Itaipu, porém seu projeto não foi para frente, assim como seus outros clássicos carros.

Seguro para Chevrolet Bolt

Nos útlimos dois anos mais que dobrou a quantidade de carros elétricos comercializados no mundo, cada vez mais as montadoras correm atrás para desenvolverem carros mais tecnológicos.

Principais Objetivos:

As montadoras ao desenvolverem projetos possuem alguns objetivos principais para seus carros elétricos, como:

Autonomia

Uma das principais preocupações de quem compra um carro sem a possibilidade de abastacer com algum combustível fossíl, é quanto irá durar a bateria do carro. Então cada vez mais as empresas se esforçam para criarem baterias melhores, capaz de levar o carro durante vários km sem recarregar.

Um grande desafio é o peso da bateria, pois uma boa bateria destes carros podem pesar entre 500 a 700 kg, e como em qualquer outro carro, quanto mais pesado está o carro, pior sua autonomia. Então não basta criar baterias maiores, e sim baterias melhores, com mais potencial de armazenar carga.

Tempo de Carga

Este é um tema que entra em pauta para qualquer comprador deste carro, pois ninguém quer ficar com o carro por horas e horas carregando e usar poucos km. Basicamente existem atualmente diferentes possibilidades de carregamento do carro elétrico, a mais convencional ainda é instalar um carregador para o carro na residência do proprietário.

O problema deste método de carregamento é o alto tempo de carregamento, um carro pode demorar de 8 a 10 horas para completar a carga de sua bateria. Agora, em carregadores de recarga rápido, geralmente instalados em lugares públicos, como postos, shoppings, parques, entre outros, pode demorar menos de 1 hora para ter a recarga completa.

Atualmente, o carregador mais rápido que tem instalado no Brasil, que é de 200 kWh está instalado na concessionária de carros da Volvo, na cidade de São Paulo. A montadora suéca é uma das que mais investe na tecnologia no país, inclusive no final de 2021 a empresa divulgou que realizará um investimento de 10 milhões de reias para investir na tecnologia. Atualmente a montadora não comercializa mais nenhum veículo 100% combustível fossível, em seu catálogo só possui disponível carros elétricos ou híbridos.

Carregamento

Um outro grande problema, por enquanto, ainda é a disponibilidade de carregadores públicos espalhados pelas cidades. Enquanto no Brasil inteiro possui menos de mil carregadores de carros elétricos, nos Estados Unidos possuem mais de cinquenta mil. A diferença é grande, e justifica a diferença de frota destes carros nos EUA.

Um dos maiores impedimentos antes de alguém adquirir um carro elétrico no Brasil hoje possivelmente é a questão da disponibilidade de carregadores, pois ningúem quer comprar um carro de meio milhão de reais, e ficar em “Pane Seca”.

Para aqueles que desejam adquirir o carregador residencial e instalar por conta própria ainda possui duas barreiras, a primeira é que é o alto custo de conta de eletricidade no país, que no final do mês não se torna muito atrativo, mas ainda assim compensa quando comparado com o custo da gasolina ou diesel.

Outro impedimento referente aos carregadores residenciais é a questão de condomínios, pois para aqueles que moram em condomínios de prédios ou casas estão reféns da aprovação da instalação. Alguns proprietários até conseguem conversar e instalar, porém o carregador é ligado no relógio da residência do mesmo. Outros condomínios possuem projetos para terem carregadores desses para todos os moradores.

Melhores carros elétricos para comprar em 2022

Porsche Taycan

Seguro para Porsche Taycan

O esportivo elétrico alemão foi o carro elétrico mais vendido no ano de 2021. Atualmente são comercializados 6 versões do Taycan no Brasil, em sua versão mais básica, o Taycan vem com potência de 300 Kw ou 408 cavalos, assim realizando o 0 a 100 km/h em apenas 5,4 segundos. Sua autonomia pode chegar até 432 km. Clique para saber mais sobre o Porsche Taycan.

Audi e-Tron

Seguro para Audi e-Tron

O SUV alemão que entrega até 300 kW, equivalentes a 408 cavalos, com seu torque imediato, resultando em uma autonomia de até 446 km de alcance. Com seus 36 módulos de Íon, consegue realizar 0 a 100 Km/h em apenas 5,7 segundos. Em estações de recarga ultra rápida de 150 kW, por exemplo, é possível carregar até 80% da bateria em 30 minutos, e 50 minutos para chegar a 100% da bateria. Clique para saber mais sobre o Audi e-Tron.

Volvo XC40 Recharge Elétrico

Seguro para Volvo XC40 Recharge Elétrico

O Volvo XC40 Recharge 100% elétrico é o primeiro SUV compacto da fabricante sueca apenas com motor elétrico. O carro possui uma autonomia de até 418 Km e em estações de carregamento rápido de 150 kW o carro carrega 80% de sua bateria em apenas 40 minutos. Seu motor consegue entregar 408 cavalos, fazendo seu 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos. Clique para saber mais sobre o Volvo XC40 Recharge Elétrico.

Jaguar I-Pace

Seguro para Jaguar I-Pace

A montadora inglesa de carros de luxo não poderia ficar para trás de seus concorrentes, então desenvolveu seu SUV de luco 100% elétrico, o I-Pace, com seu motor de 400 cavalos realizando o 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos com seu torque instantâneo. Sua autonomia pode chegar a 470 km. A montadora diz que em um carregador de 100 kW o carro carrega até 127 km a cada 15 minutos. Clique para saber mais sobre o Jaguar I-Pace.

Tesla Model 3

Seguro para Tesla Model 3

O carro mais vendido nos Estados Unidos não poderia deixar de ser um destaque em território brasileiro tambémm. Com enorme sucesso nos últimos anos, a Tesla vem supreendendo o mundo com seus carro inovadores, o íconico Model 3 também é visto no Brasil. Seu motor elétrico é capaz de gerar 283 cavalos de força e ir de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos. A autonomia do carro fica na casa dos 570 km. Clique para saber mais sobre o Tesla Model 3.

Nissan Leaf

Seguro para Nissan Leaf

O elétrico japônes foi o carro elétrico mais vendido por um bom tempo aqui no Brasil, principalmente pela baixa concorrência e o preço, bem competitivo comparado aos outros elétricos. O carro é equipado com 9 baterias, possuindo uma autonomia de 272 km. A montadora diz que em carregadores de rápida recarga é possível carregar 80% da bateria em 40 min. O carro possui 149 cavalos, conseguindo realizar 0 a 100 km/h em 7,9 segundos. Clique para saber mais sobre o Nissan Leaf.

Mini Cooper SE

Seguro para Mini Cooper SE

O pequeno inglês também possui sua versão 100% elétrico, com sua versão de 3 portas. O carro vem equipado com 12 módulos, gerando 184 cavalos para o carro, com seu torque instantâneo. A montadora diz que o 0 a 100 km/h do carro é 7,3 segundos. A autonomia do carro fica em 234 km, para recarregar o carro em carregadores de 50 kW, leva cerca de 36 minutos para chegar em 80% da bateria. Clique para saber mais sobre o Mini Cooper SE.

Chevrolet Bolt

Seguro para Chevrolet Bolt

Um dos queridinhos do mundo dos elétricos é o Bolt, o compacto da Chevroltet. Equipado com uma bateria de 66 kW consegue entregar uma autonomia de 416 Km, com incríveis 203 cavalos de força, consegue realizar 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. Clique para saber mais sobre o Chevrolet Bolt.

Mercedes-Benz EQC 400

Seguro para Mercedes-Benz EQC 400

O SUV alemão possui dois motores elétricos, entregando cerca de 408 cavalos, a fabricante diz que seu carro possui uma autonomia máxima de até 417 km. O seu 0 a 100 km/h são incríveis 5,1 segundos. A Mercedes garante até 8 horas de recarga em estações de recarga rápida. Clique para saber mais sobre o Mercedes-Benz EQC 400.

Gostou do artigo Melhores carros elétricos para comprar em 2022? Compartilhe…

Continue lendo: Outros artigos relacionados

O que é um carro Elétrico?

Saiba o que é um carro Elétrico e suas principais diferenças para carros convecionais, e quais os principais carros elétricos.
Leia mais

Porque está faltando carro no mercado automotivo?

Com peças e carros caros, e subindo cada vez mais. Descubra o porque após a pandemia está faltando carro no mercado automotivo.
Leia mais

Carros presidenciais do Brasil

Do famoso Rolls-Royce da posse presidencial, até os carros utilizados no dia a dia daqueles que já assumiram o cargo de maior autoridade máxima do país. Confira agora um pouco da história dos carros presidenciais do Brasil.
Leia mais