fbpx

Carro Híbrido: como funciona?

Carro Híbrido: como funciona?

Um novo modelo de veículo que vem conquistando o mercado global e nacional, o carro híbrido é uma ótima alternativa para os que pensam em migrar para os carros elétricos, mas sem depender totalmente deles.

Sua proposta é a seguinte: os automóveis possuem dois motores diferentes, mas que se complementam, sendo um elétrico e outro movido por combustão, aproveitando as vantagens das duas modalidades e deixando o carro mais eficiente.

Como exatamente isso funciona?

Para entender um pouco melhor do seu funcionamento, é importante, então, saber sobre a parte mais importante desses carros: o gerador. Sua função é se apropriar da magia das leis da física, e transformar a energia cinética fornecida pelo motor de combustão, como gasolina, em energia elétrica, que será utilizada pelo segundo motor. O mais interessante é que essa conversão pode acontecer tanto durante as frenagens ou enquanto os carros andam sem aceleração.

Tipos de Carros Híbridos

Assim como outros modelos, os carros híbridos também possuem diferentes categorias. Uma delas é o carro com funcionamento em série, sendo ele aquele que o motor de combustão tem apenas o papel de carregar a bateria e fornecer energia para o motor elétrico, o último sendo o que movimenta o carro.

Já outras categorias de funcionamento híbrido tem as suas duas motorizações funcionando em paralelo ou até de forma combinado (também chamada de híbrido misto), no qual o próprio carro, através de uma análise da sua central eletrônica, realiza cálculos que decide qual fonte de energia é a melhor para o momento.

Na versão híbrida, também é possível encontrar os modernos modelos plug-in, com os carregamentos de bateria sendo realizados através de tomadas, como nos carros totalmente elétricos.

Principais Vantagens do Carro Híbrido

Assim, através desse funcionamento, os carros híbridos são super vantajosos quando o assunto é diminuir a poluição de ar, pois emitem muito menos C02 que os carros tradicionais, assim como a poluição sonora, por não emitirem ruído. Outro ponto super positivo é a economia de seu abastecimento, pois o consumo de combustível, que está cada vez mais caro, é significativamente menor.

Gostou do artigo Carro Híbrido: como funciona? Compartilhe…

Continue lendo: Outros artigos relacionados

O que é um Carro Híbrido?

O que é um carro Híbrido?Saiba o que é um carro Híbrido e suas principais diferenças para carros convecionais, e...
Leia mais

Os carros mais clássicos já produzidos no Brasil

Quais foram os carros mais clássicos já produzidos no Brasil, e que ainda ganham as ruas brasileiras, segundo amantes automobilísticos.
Leia mais

Ford T: O primeiro veículo popular da montadora americana

De um protótipo de carro de um grande sonhador americano, até o carro do século.
Leia mais