fbpx

7 carros lançados que foram um fracasso de vendas ou nunca vendidos

Conheça quais foram os 7 carros lançados que foram um fracasso de vendas ou nunca vendidos no Brasil e no Mundo.

Alguém já te disse que nem sempre é possível agradar a todos? Pois bem. Esse velho ditado pode ser aplicado até no caso das fabricantes de carros que buscam constantemente lançar algum carro novo, mas nem sempre obtém sucesso nessa empreitada.

Isso se dá porque as coisas se diferem quando saem do nosso controle e são colocadas para visão do público, que pode acatar ou não a nossa proposta.

Digo isso porque, existem alguns modelos de carros que não atingem muito sucesso na hora da venda e decepcionam bastante.

Isso pode acontecer devido a múltiplos fatores, sejam eles o próprio gosto que varia de pessoa para pessoa, o não entendimento do público a estética do carro, má qualidade do automóvel ou até mesmo a desistência de compra dos possíveis clientes devido a um valor que não cabe no bolso deles.

Agora, imagine que você é o dono de uma fábrica de carros.

Então, você aposta no lançamento de um automóvel na esperança de trazer inovação para o mercado, ganhar reconhecimento e principalmente a geração de um lucro considerável, assim, valendo a pena o investimento feito e no final, seu automóvel não vende nem metade do esforço que você fez para ele ser produzido.

Pois bem, parece ser uma situação extremamente frustrante, não?

E sim, por mais que seja desagradável de se ler, há muitos modelos de carros nessa categoria de fracasso.

Pensando nisso, decidimos fazer uma lista de 7 carros lançados que não foram tão bem aceitos assim, e que você não sabia. Há também um bônus especial nesse artigo feito para você.

Então, recomendo muito que, após conhecê-los, você reflita se em sua opinião é realmente justo esses carros ficarem nessa posição.

Para conferir esta lista preparada com muita curadoria e carinho, continue lendo!

1- Chevrolet Sonic

Um carro que gerou expectativa

7 carros lançados que foram um fracasso de vendas ou nunca vendidos

O Chevrolet Sonic surgiu na Coreia do Sul para concorrer contra o Ford New Fiesta e alguns outros modelos.

Lançado no Brasil em 2012, ele veio diretamente da Coreia, mas depois passou a ser importado pelo México e prematuramente se despediu daqui já em 2014, com apenas 2 anos do lançamento no nosso país e você já deve saber bem o porquê.

Possuindo dois modelos: hatchback e sedã, o Sonic apelava fortemente em seu design.

Na época de sua apresentação, o então vice-presidente da General Motors do Brasil, Marcos Munhoz, estava na expectativa que tal modelo atraísse o público mais jovem.

O fracasso

Para você ter uma noção, o Sonic Hatchback no último ano de circulação do carro obteve um resultado de vendas de apenas 4.623 unidades, um dos piores resultados do setor.

Além disso, seu irmão, o sedã, seguiu pelo mesmo caminho e teve registros de 2.789 veículos em 2014.

A baixa venda do modelo provavelmente se deu pelo seu alto preço de comercialização mesmo sendo uma novidade, e ainda, desconhecido no mercado, logo, o mesmo acabou deixado de lado e ultrapassado por outros modelos mais em conta.

Finalmente, em 2020, esse modelo da Chevrolet parou de ser fabricado no único espaço que ainda o produzia até então, que era a Fábrica da General Motors em Michigan, nos Estados Unidos.

2- Renault Symbol

O modelo que tinha potencial, mas era fraco demais para a concorrência

7 carros lançados que foram um fracasso de vendas ou nunca vendidos

Começando a circular por aqui lá em 2009, a produção desse carro era feita no nosso país vizinho, a Argentina e a intenção é que ele fosse um sucessor plausível ao Renault Clio e uma opção ao Logan. Continha dois modelos: Symbol Expression e Symbol Privilège.

O fracasso

Fracassando nas vendas, o Symbol só marcou presença no Brasil por um período de cerca de 3 anos.

Durante a sua estadia aqui, só existiram 7 mil unidades sendo conduzidas em nossas estradas e ruas.

Se comparado com outros carros, o modelo da Renault não estava tão preparado assim para tamanha concorrência que existia com outros automóveis como o Chevrolet Cobalt e o VW Polo Sedan.

Por mais que ele fosse bem equipado e com um preço interessante, isso claramente não foi o suficiente para que ele ganhasse a competição contra seus concorrentes.

3- Kia Stinger

O sedã Stinger que ainda não saiu de linha, porém pode sair em breve

7 carros lançados que foram um fracasso de vendas ou nunca vendidos

Entrando também para essa lista, o sedã Stinger chegou no Brasil por volta de 2018.

Desenvolvido na Alemanha, o modelo da Kia impressiona não só pelo design, mas pela quantidade de qualidades e adjetivos que ele possui em suas especificações.

Apesar de tudo isso, conforme dados da Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores) só quatro unidades desse modelo foram emplacadas no primeiro semestre do ano de 2021 no Brasil.

Nos Estados Unidos também foi similar, por mais que lá seja o principal mercado do Stinger apenas 13.861 unidades foram vendidas em 2019.

Em 2020 o número caiu ainda mais, passando para 12.556 exemplares e só vem diminuindo de lá para cá.

Há rumores que a máquina poderá sair de linha até o segundo trimestre deste ano, mas até o momento de publicação deste artigo não existe uma informação clara quanto a isso.

4- Fiat Marea

Confira mais sobre o automóvel da Fiat que se destacou pela má fama

7 carros lançados que foram um fracasso de vendas ou nunca vendidos

O Marea foi lançado em 1998 tendo dois modelos: sedã e perua, saindo de linha já em 2006.

Ele teve vendas consideravelmente melhores que a dos outros carros citados e tinha tudo para se destacar no mercado.

Entretanto, não foi exatamente por isso que o automóvel da Fiat ganhou visibilidade, ele só chamou a atenção com a má fama que teve, passando a ser conhecido por muitos como “bomba”.

O motivo? O carro dava diversos problemas de manutenção com dificuldades quanto ao óleo e a correia dentada, assim, virando alvo das mais variadas piadas, com ênfase ao sufoco passado antes mesmo de completar 20 anos.

5- Renault Fluence

7 carros lançados que foram um fracasso de vendas ou nunca vendidos

Sim, vamos falar de mais um modelo de carro da Renault, mas dessa vez será do Fluence.

Importado da Argentina, o Fluence foi apresentado no Brasil em 2010.

Ele foi criado para que pudessem, enfim, aposentar o Renault Megane e para “bater de frente” com o Honda Civic e o Toyota Corolla, o que acabou por não ocorrer na prática.

Em 2017, foram vendidos 890 unidades do carro, enquanto as do Corolla, por exemplo, foram 54 mil, segundo a Fenabrave (Federação dos Concessionários).

No mesmo ano, a Renault afirmou que por conta disso o carro pararia de ser vendido aqui no Brasil, o que pareceu justo devido aos baixos números de venda.

6- Chrysler Airflow

7 carros lançados que foram um fracasso de vendas ou nunca vendidos
(By Mike McNessor from March 2010 issue of Hemmings Motor News)

Airflow foi um carro produzido entre meados de 1934 a 1937, um dos primeiros que deram importância ao fluxo de ar sobre a carroceria.

Apesar do grande empenho em lançar um automóvel com uma mudança importante no design automotivo, ele foi um fracasso mercantil para a indústria por conta da falta de aceitação com o mesmo e pela sua aparência duvidosa.

Ele era uma proposta inovadora e que prometia ser bem sucedida, porém isso não o poupou das baixas vendas, deixando de ser fabricado em 1937.

Bônus: Fiat Oggi Pierre Balmain

Série de carro que chamou a atenção por ser direcionada ao público feminino

7 carros lançados que foram um fracasso de vendas ou nunca vendidos

Lançada em 1985, a série Pierre Balmain foi especialmente criada em homenagem ao estilista francês Pierre Balmain, fundador da conhecida grife de roupas, denominada Balmain.

Porém, infelizmente Pierre faleceu antes do lançamento do carro.

Essa série de carros foi totalmente pensada e direcionada ao público feminino, algo muito inusitado e curioso, afinal.

Podemos dar destaque a tonalidade dourada de bege que temos na frente do carro, e ao fato de que a edição foi extremamente limitada contendo apenas 50 unidades.

Conclusão

Em conclusão, vamos relembrar o que vimos neste artigo?

Observamos, conhecemos e entendemos um pouco mais acerca de 8 carros que infelizmente não foram um sucesso de vendas pelos mais variados motivos, inclusive, procuramos justificar o que poderia ter os inserido nessa situação.

Os modelos citados foram: Chevrolet Sonic, Renault Symbol, Kia Stinger, Fiat Marea, Renault Fluence e Chrysler Airflow.

Além desses carros citados, adicionamos um bônus de uma série rara em homenagem ao fundador da Balmain que possuiu um número de unidades limitadas produzidas, raras, por assim dizer, que com isso ficou desconhecida pelo público, se tornando pouco vendida.

Desse modo, podemos levar para a vida como todo, algumas lições sobre o fracasso nas vendas desses carros.

Porque, como visto, o fracasso não depende só das nossas ações, mas de um conjunto de coisas que muitas vezes não estão ao nosso alcance e nós não podemos controlar.

O fracasso é apenas uma oportunidade para recomeçar com mais inteligência” – Henry Ford

E como disse o fundador da Ford, o fracasso é apenas uma chance de recomeço.

A propósito, esperamos que você tenha gostado de ler e que, depois da leitura, assim como recomendado no início desse artigo, você tenha refletido se considera que os carros citados aqui estavam realmente condenados ao fracasso ou se eles não mereciam estar nessa posição.

Gostou? Não deixe de compartilhar para mais pessoas que precisam conferir essa lista!

Fotos: divulgação

Cotação Seguro Automóvel

Gostou do artigo 7 carros lançados que foram um fracasso de vendas ou nunca vendidos Compartilhe…

Continue lendo: Outros artigos relacionados

8 motivos para contratar seu seguro com a Neon Seguros

8 motivos para contratar seu seguro com a Neon Seguros Veja os principais motivos do porque contratar um seguro com...
Leia mais

O que é a Cobertura Desastres Naturais?

Esteja coberto caso seu veículo seja afetado por enchentes, queda de árvore, queda de raio, furacão, entre outros pela cobertura de desastres naturais.
Leia mais

O que é a Cobertura APP?

É muito comum nas apólices de seguro de automóveis o termo APP. Muitos lêem e não sabem do que se trata esta cobertura.
Leia mais